Você está aqui: Página Inicial > A Instituição > Pró-reitorias > Ensino > Diretoria de Políticas Pedagógicas

Diretoria de Políticas Pedagógicas

publicado 10/04/2023 10h59, última modificação 03/04/2024 10h36

A Diretoria de Políticas Pedagógicas é a unidade administrativa subordinada à Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) responsável por planejar, desenvolver, orientar, monitorar e avaliar as políticas direcionadas às ações pedagógicas para o IFPI. A Diretoria de Políticas Pedagógicas é composta por duas Coordenadorias.

Compete à Diretoria de Políticas Pedagógicas:

I - articular junto com as equipes pedagógicas ações integradas que promovam a aplicação das diretrizes internas estabelecidas para o ensino e aprendizagem;
II - planejar, organizar e coordenar as políticas de acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem;
III - promover ações estratégicas na definição de diretrizes para o ensino e aprendizagem;
IV - elaborar e monitorar a regulamentação de normas e procedimentos administrativos pedagógicos nas áreas de ensino;
V - desenvolver atividades de planejamento pedagógico e de avaliação;
VI - gerenciar dados e informações dos processos de avaliação provenientes dos campi e campi avançados no que se refere à permanência e ao êxito;
VII - analisar e emitir pareceres pedagógicos acerca da viabilidade de ofertas de cursos e dos projetos pedagógicos dos cursos;
VIII - analisar e desenvolver instrumentos operacionais que viabilizem o ensino-aprendizagem;
IX - promover reuniões pedagógicas e administrativas para subsidiar a implantação, ampliação e reformulação de ações gerenciais nas matérias referentes ao ensino e à aprendizagem; e
X - desenvolver outras atribuições afins.

Diretora de Políticas Pedagógicas:
Orideia de Sousa Lima
(86) 3131-1407
dppedag.proen@ifpi.edu.br
http://lattes.cnpq.br/0099609009875073

A Coordenadoria de Registro e Diplomação é a unidade administrativa subordinada à Diretoria de Políticas Pedagógicas, responsável por planejar, organizar, coordenar e controlar as políticas públicas direcionadas às atividades da área aos cursos do IFPI.

Compete à Coordenadoria de Registro e Diplomação:

I - controlar a regulamentação de normas e procedimentos administrativos do registro e diplomação;
II - gerenciar e controlar dados e informações dos cursos para registro e diplomação;
III - diagnosticar as necessidades e organizar a implantação de  metodologia para as atividades afins;
IV - analisar e desenvolver instrumentos operacionais que viabilizem o controle e monitoração de dados; e
V - desenvolver outras atribuições afins.

Coordenadora de Registro e Diplomação:
Elisângela Moraes Silva
(86) 3131-1407
coredi@ifpi.edu.br
http://lattes.cnpq.br/0163037501947082

A Coordenadoria do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) é a unidade administrativa subordinada à Diretoria de Políticas Pedagógicas da PROEN, responsável por planejar, organizar, coordenar e controlar as políticas públicas direcionadas às atividades da área para o IFPI. Cada campus e campus avançado terá uma Coordenadoria do NAPNE.

Compete à Coordenadoria do NAPNE da PROEN:

I - concretizar as ações inclusivas mediante princípios, diretrizes e objetivos que ampliem e fortaleçam o atendimento e acompanhamento dos alunos com necessidades educacionais específicas, como forma de assegurar o acesso ao currículo, a permanência e o êxito;
II - implementar, em nível institucional, as políticas públicas afirmativas, por meio de ações que buscam incluir o aluno com deficiência, oportunizando processos de formação e de construção da cidadania;
III - fazer o levantamento de necessidade de formação continuada para os docentes, equipes pedagógicas, equipes dos NAPNEs, por meio de métodos específicos para atender as necessidades educacionais do estudante com deficiência;
IV - orientar ações do NAPNE nos campi do IFPI, atendendo o disposto nas resoluções normativas que regulamentam o núcleo de diversidade e inclusão no âmbito do IFPI;
V - fazer levantamento da necessidade de recursos pedagógicos para o aluno com necessidades educacionais específicas, de acordo com as demandas dos campi;
VI - planejar ações que promovam o desenvolvimento psicossocial e curricular do aluno com necessidades educacionais específicas no contexto educacional;
VII - criar condições físicas, ambientais e materiais que facilitem aos alunos com deficiências, altas habilidades ou com mobilidade reduzida a desenvolver o currículo dos cursos do IFPI;
VIII - criar instrumentos para acompanhamento pedagógico dos alunos com necessidades educacionais específicas, de forma articulada e dialógica por todas as equipes dos NAPNEs;
IX - promover reuniões pedagógicas e administrativas para subsidiar a implantação, ampliação e reformulação de ações gerenciais nas matérias referentes ao ensino e aprendizagem dos alunos com necessidades pedagógicas específicas; e
X - desenvolver outras atribuições afins.