Você está aqui: Página Inicial > AgroIFNordeste > Notícias > IFPI realiza lançamento nacional do Projeto AgroIFNordeste

AgroIFNordeste

IFPI realiza lançamento nacional do Projeto AgroIFNordeste

publicado: 26/11/2021 09h24 última modificação: 25/04/2022 09h48

O Instituto Federal do Piauí realizou, hoje (25), o lançamento nacional do Projeto AgroIFNordeste. O evento aconteceu no auditório Maestrina Clóris de Oliveira, no Campus Teresina Central, com transmissão ao vivo pelo canal do IFPI no Youtube (www.youtube.com/tvifpiaui).

Estiveram presentes, além do reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, pró-reitores e representantes do projeto, Samuel Pontes do Nascimento, superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa (FADEX), Francisco de Alcântara, representando o reitor da Universidade Federal do Piauí e Danilo Rocha, Superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento no Piauí (CONAB), além da participação virtual de reitores de outros institutos.

O evento teve início com apresentação cultural do grupo musical Valor de PI, coordenado pelo professor do IFPI, Vagner Ribeiro, seguida pela formação da mesa de honra e fala das autoridades presentes. Durante o lançamento, o Gerente Institucional do Projeto, Francelino Neiva, apresentou o projeto e suas ações.

Para o reitor do IFPI, o projeto é uma oportunidade de levar acesso à informação e tecnologia aos pequenos produtores. “Assim podemos cumprir a principal missão, que é a transformação e o fortalecimento da agricultura familiar”, finalizou.

O AgroIFNordeste é realizado pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), em parceria com Associações e Cooperativas de Produtores, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa (FADEX), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e prefeituras municipais. O projeto tem ainda apoio dos Institutos Federais do Nordeste e Universidade Federal do Piauí, além da Associação Escolas Família Agrícola do Piauí (AEFAPI) e tem financiamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),

O principal objetivo é a realização de ações no fortalecimento da agricultura familiar por meio do desenvolvimento de tecnologias, assistência técnica, gestão e comercialização da produção através de três eixos principais: residência profissional agrícola, energias renováveis e economia de água na produção agropecuária e gestão e comercialização na agricultura familiar.