Notícias
Angical realiza atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Nos dias 22 e 23 de novembro, Angical foi palco da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), um evento marcado pela integração entre escolas municipais, estaduais e o Campus Angical do Instituto Federal do Piauí (IFPI). A iniciativa teve como objetivo principal fomentar o interesse pela ciência, tecnologia e inovação, promovendo a conscientização sobre a importância dos biomas brasileiros.
No primeiro dia, uma praça da cidade se transformou em um verdadeiro laboratório a céu aberto. Com muita criatividade e dedicação, as escolas participantes mergulharam no tema da diversidade e riqueza dos biomas brasileiros. Estudantes e professores apresentaram projetos interativos e exposições artísticas que destacavam a fauna, flora e as características únicas de biomas como Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa. Ainda nesse dia, ocorreu a palestra "Monitoramento e Análise de Mudanças Climáticas com Geotecnologias e Ciência de Dados", ministrada pelo professor Reurysson Chagas de Sousa Morais.
Para a diretora da Unidade Escolar Átila Lira, Marcilene Alves, “A participação na I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi extremamente significativa para nossos alunos. O evento abriu portas para novos conhecimentos e reflexões, reforçando a ideia de que a educação é, de fato, uma ponte capaz de transformar vidas e impactar positivamente a sociedade. Educação é sobre realizar, superar desafios e romper barreiras”.
No segundo dia, as atividades foram realizadas na sede do Campus Angical, onde os participantes tiveram acesso a diversas demonstrações tecnológicas. As atividades abordaram temas como robótica, experiências sensoriais, jogos interativos, exposições de banners e muito mais.
Segundo o presidente da Comissão Organizadora da I SNCT, Juraci Pereira dos Santos, “A I SCNT do IFPI Campus Angical destacou a relevância da educação científica como ferramenta de transformação social. O evento incentivou o protagonismo estudantil e fortaleceu o vínculo entre escola e comunidade”.
Professor de Disciplinas Pedagógicas/LIBRAS, Juraci Pereira também agradeceu às escolas de Angical, às Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, ao Centro de Tempo Integral José Borba de Carvalho, de Jardim do Mulato e ao Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), por tornarem a semana tão significativa. “Graças ao esforço e colaboração de todos, foi possível realizar atividades transformadoras. Como ação concreta, destacamos com orgulho o Pomar Frutifpi, um marco de compromisso com a sustentabilidade e o futuro. Obrigado por fazerem parte desta história”, finaliza Juraci.