Notícias
Campus Angical realiza I Festival de Jogos de Tabuleiros Africanos
No dia 5 de dezembro o Campus Angical do Piauí realizou o I Festival de Jogos de Tabuleiros Africanos, com a participação de alunos e professores de escolas do Município de Santo Antonio dos Milagres, Angical do Piauí e Regeneração.
A atividade teve inicio com a participação do Diretor Geral Rogério Azevedo, que fez o acolhimento e desejou boas vindas a todos os presentes. Em seguida, a professora Eliane Soares, vice-coordenadora do NEABI, explicou sobre o papel do NEABI, e a professora Lúcia da Escola Irismar Freitas, representou as professoras que participaram da oficina de capacitação sobre jogos africanos.
O evento contou com a presença da aluna Rayla e o Adalberto Jr, eleitos respectivamente mister e miss Beleza Negra da Unidade Escolar Dep. Alberto de Moura Monteiro, do município de Santo Antônio dos Milagres.
Houve Ainda a apresentação da brincadeira Escravos de Jó organizada pelos alunos do ensino fundamental da Unidade Escolar Irismar Freitas, de Angical do Piauí.
O Festival contou com a participação de alunos do ensino fundamental e médio das escolas: Irismar Freitas (Angical do Piauí), Santo Antonio (Santo Antonio dos Milagres), Dep. Alberto de Moura Monteiro (Santo Antonio dos Milagres), Gonçalves Nunes (Regeneração) e IFPI/CAANG. Participaram alunos no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico em competições em duplas nas modalidade de Jogo de Tabuleiro Yoté e Mancala (Kalah).
Os vencedores receberam troféus e medalhas de honra ao mérito, além de certificação de primeira e segunda colocação na modalidade Yoté e Mancala. Os alunos que obtiveram a terceira colocação receberam certificados de participação.
O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena (NEABI) e contou com a participação dos 09 alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física selecionados para atuarem como monitores no projeto e organizadores do evento. Este evento marcou a culminância do desenvolvimento do Projeto Jogos de Tabuleiros Africanos na Educação Básica.