Você está aqui: Página Inicial > Área do Estudante > Psicologia > História do Serviço de Psicologia no IFPI

História do Serviço de Psicologia no IFPI

publicado 30/10/2023 10h26, última modificação 09/11/2023 10h39

A história do Serviço de Psicologia da instituição começa em 2004, com a posse da primeira servidora para o cargo de psicóloga no Campus Teresina Central. Após a Lei de criação dos Institutos Federais, em 2008, com a expansão dos campi também foi crescendo o número de psicólogos lotados por meio de concurso público de provas e títulos, na carreira de técnico-administrativos em educação, de nível superior.

Atualmente, são 19 psicólogos(as) distribuídos(as) em 16 dos 20 campi e uma psicóloga na Reitoria. O Campus Teresina Central conta com 03 psicólogos(as), distribuídos na Coordenação Pedagógica e Departamento de Saúde, que também são responsáveis pelos campi avançados Teresina Dirceu Arcoverde e José de Freitas. Ainda não há psicólogos(as) nos campi Campo Maior e Pio IX.

Em abril de 2022 foi aprovado pelo CONSUP a criação e o regulamento do Grupo de Trabalho de Psicologia (GTPSI) do IFPI, definido como um setor consultivo e representativo definido a partir da união dos(as) psicólogos(as), com o objetivo de discutir as práticas e os procedimentos que aperfeiçoem o exercício da profissão, de maneira que fiquem o mais próximo da Missão, Visão e Valores do IFPI e das diretrizes do Código de Ética Profissional do(a) Psicólogo(a), estando vinculado diretamente à Pró-reitoria de Ensino (PROEN) do IFPI, ficando a cargo da equipe gestora, escolhida por meio de eleição, a responsabilidade de organizar, coordenar e representar o grupo de trabalho (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ - IFPI, 2022).