Você está aqui: Página Inicial > Campo Maior > Notícias > Alunos de Campo Maior visitam propriedades agrícolas na Serra da Ibiapaba

Notícias

Alunos de Campo Maior visitam propriedades agrícolas na Serra da Ibiapaba

publicado: 16/09/2024 16h37 última modificação: 16/09/2024 17h39

Nos dias 10 e 11 de setembro, alunos do curso técnico em Agropecuária do Campus Campo Maior, sob a supervisão dos professores Tiago da Costa, Tibério Barbosa, Kleiton Rocha, Gil Mário, e Rosa, visitaram propriedades agrícolas, produtoras de mudas, flores, e hortaliças orgânicas em geral, todas localizadas na Serra da Ibiapaba, Ceará.

Com o objetivo principal de oportunizar a vivência prática e o conhecimento técnico aos alunos, a visita iniciou em Guaraciaba do Norte, onde foram recebidos na empresa familiar “Estufa Timbaúba”, que produz e comercializa mudas de hortaliças. Durante essa visita, os presentes conheceram todo o processo produtivo das mudas, e ainda tiveram a oportunidade de visualizar a produção de tomates em estufa. Os alunos puderam também observar, praticar e aprender sobre a forma de propagação das mudas (enxertia) de tomate na referida propriedade.

Ainda durante o primeiro dia, a equipe foi recepcionada pelo agricultor orgânico Nazareno, que é atualmente um dos maiores produtores de hortaliças orgânicas certificadas do Ceará.

O segundo dia iniciou no município de São Benedito, com a visita a uma propriedade produtora de flores (crisântemos). Na ocasião, guiados pelo proprietário, Júlio Cantillo, os participantes puderam vivenciar todo o circuito produtivo das flores, inclusive o setor de pós-colheita, quando puderam observar e aprender sobre o sistema produtivo e a comercialização. Posteriormente, os alunos e servidores de Campo Maior visitaram o Parque Nacional de Ubajara, onde aprenderam sobre formações rochosas e demais aspectos históricos relevantes para a formação humana e profissional.

Ao final do ciclo de visitas, os representantes do Campus Campo Maior foram recebidos pelo diretor de Ensino do Campus Ubajara - IFCE,  Mário Rebouças, que apresentou todas as instalações e os cursos ofertados pela instituição. Em seguida, assistiram a um evento local do curso de gastronomia.

Foi opinião unânime entre os docentes presentes nas visitas, que os momentos vivenciados, certamente, terão relevância durante a formação técnica dos alunos do curso de Agropecuária do Campus Campo Maior”, finalizou o professor Tiago.