Notícias
Campus Campo Maior participa de oficina sobre projeto Pedagroeco
De 31 de agosto a 2 de setembro, estudantes do Campus Campo Maior participaram da primeira oficina do projeto Pedagroeco, realizado na Escola Família Agrícola Santa Ângela, zona rural de Pedro II. O projeto consiste em metodologias de produção pedagógica de materiais multimídia com enfoque agroecológico para jovens da agricultura familiar.
Aprovado pelo Arranjo de Agroecologia do Nordeste, no âmbito de projetos coordenados pela Embrapa, na área de Comunicação e Transferência de Tecnologia, a ideia do projeto foi desenvolvida pela pedagoga e mestra em educação no campo, Juliana Andrea Oliveira Batista, da unidade da Embrapa Informação Tecnológica em Brasília (DF).
O projeto usa como base a pedagogia griô, que foi criada pela pedagoga Lillian Pacheco através da sistematização de referências e estratégias para a construção de uma educação afetiva, cultural e comunitária que valoriza a identidade e a ancestralidade do povo. A oficina teve a participação de 34 jovens, dos quais 9 são estudantes do Campus Campo Maior do Instituto Federal do Piauí.
Estavam presentes, na oficina, Francisco das Chagas Monteiro, Mauro Teodoro e Magda Cruciol (analistas da Embrapa), Kalil Luz (engenheiro agrônomo da Emater-PI), Maurício Marcon Silva e Rosival Dias (representantes do ICMBio – Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba), Domênica Rodrigues (representante da Rede de Núcleos de Agroecologia do Nordeste - RENDA), Kina Souza e Chitara Sousa (comunicadores sociais formados pelo Instituto Comradio), Daniel Lamir (representante da Terral Coletivo de Comunicação Popular), além da professora Dayse Batista dos Santos e do técnico em agricultura Antônio Francisco dos Santos Júnior, ambos do Campus Campo Maior do Instituto Federal do Piauí.
"A primeira etapa do Pedagroeco teve como uma das finalidades principais levar a agroecologia para os jovens através do encantamento com base na pedagogia griô, conhecendo a realidade local de cada um deles, para na segunda etapa, que ainda acontecerá esse ano, iniciarmos o planejamento das atividades e a construção dos conteúdos que serão compartilhados com essa juventude rural”, destaca a professora Dayse.
O analista da Embrapa-Meio Norte Francisco das Chagas Monteiro destaca que "as ações do projeto Pedagroeco, no Piauí, permitirão a integração das ações e pesquisas realizadas em várias instituições que trabalham com Agroecologia no estado do Piauí, tendo como foco o fortalecimento das experiências juvenis em torno da agroecologia".
Para tornar possível a execução das ações, levando-se em conta o cenário de restrição orçamentária do País, o Pedagroeco teve apoio financeiro da Embrapa, e apoio logístico da Fundação Santa Ângela, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do estado do Piauí e do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e de Referência Alimentar do IFPI.