Você está aqui: Página Inicial > Campo Maior > Notícias > Alunos de Agricultura de Campo Maior visitam Perímetro Irrigado e Embrapa em Parnaíba

Notícias

Alunos de Agricultura de Campo Maior visitam Perímetro Irrigado e Embrapa em Parnaíba

publicado: 25/11/2016 09h08 última modificação: 25/11/2016 09h27
Exibir carrossel de imagens Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos do Piauí e área de pesquisas da Embrapa

Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos do Piauí e área de pesquisas da Embrapa

Com o objetivo de oportunizar a vivência prática e o conhecimento técnico aos alunos do terceiro módulo do curso Técnico em Agricultura do Campus Campo Maior do Instituto Federal do Piauí (IFPI), foi realizada uma visita técnica ao Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos do Piauí e à área de pesquisas com Agricultura de Base Ecológica da Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ambos localizados em Parnaíba (PI). A visita aconteceu sob a supervisão dos professores Kleiton Rocha Saraiva e José Roberto de Oliveira, e do técnico Fábio de Sousa Silva, nos dias 23 e 24 de novembro.

No primeiro dia de visita os alunos e servidores foram recebidos pelo gerente do Distrito de Irrigação do perímetro, Sr. Suassuna, que explanou sobre o histórico, as características dos irrigantes, a área em produção, dentre outras informações técnicas. Em seguida foram visitar a propriedade do Sr. Gilson, que cultiva uva e maracujá irrigados e, sob sistema convencional, a goiaba orgânica. Na oportunidade, os alunos puderam trocar informações técnicas sobre o processo produtivo das culturas.

Ainda no primeiro dia, os visitantes conheceram a estação de bombeamento do perímetro e as estruturas civis de canais e tubulações de irrigação. Logo em seguida, visitaram uma empresa instalada no perímetro que produz acerola em larga escala. Ademais, essa instalação é uma das poucas empresas agrícolas no Piauí que irrigam com o uso do Pivô Central. 

No fim do primeiro dia os visitantes foram ao lote agrícola do Sr. Pablo, que produz coco e acerola sob sistema orgânico de produção. Além disso, os alunos puderam observar a diferença na qualidade de frutos produzidos sem o uso de agrotóxicos. 

No segundo dia de visita técnica, os alunos e os servidores foram recepcionados pela equipe da Embrapa Meio Norte (Unidade Parnaíba), sob a liderança do pesquisador Mauro Sérgio Teodoro. Na ocasião foi realizada uma apresentação sobre as pesquisas que estão sendo realizadas pela equipe que trabalha com Agicultura de Base Ecológica da unidade.

Após a exposição, os visitantes conheceram as áreas experimentais com plantios de milho, mandioca, melancia e outras culturas, todas manejadas sob sistema orgânico com princípio agroecológico. Durante essa última visita, houve um momento de discussão entre os pesquisadores e os professores, alunos e o técnico do IFPI, em que todos puderam trocar experiências técnicas e, sobretudo, apreender acerca da metodologia agroecológica na agricultura.

Segundo o Prof. Kleiton Rocha Saraiva, os alunos do curso de Agricultura devem sempre vivenciar momentos enriquecedores como o ocorrido, pois ações como essas são pontos fundamentais para a formação de técnicos qualificados para o trabalho no campo após formação pelo IFPI.