Você está aqui: Página Inicial > Campo Maior > Notícias > Campo Maior lança Setembro Amarelo para promover o diálogo sobre a depressão

Notícias

Campo Maior lança Setembro Amarelo para promover o diálogo sobre a depressão

publicado: 20/09/2018 10h39 última modificação: 20/09/2018 11h20

Na manhã da última quarta-feira (19), foi lançado, na área de convivência do Campus Campo Maior, o evento intitulado “Setembro Amarelo”. A abertura contou com apresentação musical feita pelo professor Vagner Ribeiro e exibição de vídeo que trata sobre a importância de falar sobre o suicídio, formas de prevenção e valorização da vida.

O evento terá continuidade no sábado (22), no auditório do campus, com a Roda de conversa: Por que e pra que falar sobre o suicídio?, Ministrada pela psicóloga clínica, Andreia de Sousa Leite, que atua no Centro de Atendimento Multidisciplinar Infantil-CMAM e Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF na cidade de Teresina-PI e Timon-MA. Na ocasião, serão realizadas apresentações culturais e esportiva envolvendo todos os alunos do campus. O evento está sendo organizado pela equipe de saúde multidisciplinar de Campo Maior.

De acordo com a assistente social do campus que coordena o evento, Karlânia Rodrigues, “Setembro Amarelo” é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). “O nosso objetivo enquanto Instituição de Ensino é promover espaço de diálogo sobre o suicídio e da importância da valorização da vida”. É importante promover espaços de dialogo sobre essa temática para que pessoas que sofrem com essas psicopatologias possam obter informações e também estender os serviços de orientações para aqueles que necessitam de ajuda, no nosso caso, nossos alunos e servidores”, completa Karlânia.

Dados sobre o suicídio

Um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, o suicídio já faz em média no Brasil uma vítima a cada 35 minutos. O dado preocupante é da Organização Mundial da Saúde (OMS) e coloca o País em 8º lugar no ranking global, com quase 12 mil mortes. O Ministério da Saúde divulgou no último Boletim Epidemiológico de 2017 sobre o suicídio um dado alarmante: a taxa de suicídio no Piauí é 57% maior que a nacional. Somente em 2015, foram 8,8 casos de suicídio para cada 100 mil habitantes no Estado e no mesmo ano, no Brasil, essa taxa foi de 5,6 para cada 100 mil habitantes. De acordo com a pesquisa, a maior incidência de casos está no público feminino.

PROGRAMAÇÃO DO SETEMBRO AMARELO EM CAMPO MAIOR

Dia 22 de Setembro (sábado)

8h - Abertura com apresentação musical (Vagner Ribeiro). Aniversário de 4 anos do Campo Maior. E comemoração 109 anos do Instituto Federal do Piauí.

8h30 - Mostra dos Movimentos Sociais no Brasil - 3º ano Mostra das Desigualdades Sociais - 2º ano

9h30 - Ginástica acrobática (professor Rocha).

10h - Roda de conversa sobre: Por que e pra que falar sobre o suicídio? Psicóloga Clínica: Andreia de Sousa Leite.

Local: Auditório