Notícias
Campo Maior realiza abertura do ano letivo com Encontro Pedagógico

O tema do encontro foi “Educação Profissional, Científica e Tecnológica: desafios e perspectivas para a implantação dos novos PPC no Campus Campo Maior”
Com o tema “Educação Profissional, Científica e Tecnológica: desafios e perspectivas para a implantação dos novos PPC no Campus Campo Maior”, o Encontro Pedagógico 2021.1 ocorreu, nesta segunda-feira (22), via teleconferência com a participação das equipes gestora, pedagógica e docente do Campus Campo Maior. As discussões foram pautadas com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tem organização pela Direção de Ensino e equipe pedagógica.
A abertura do evento e do ano letivo foi realizada pelo diretor geral Reinaldo Lopes, que mencionou o empenho dos professores e técnicos-administrativos em 2020 na condução das atividades remotas e o apoio educacional de forma a facilitar o ensino-aprendizagem dos alunos. “Em 2021, contamos com o empenho de toda equipe do campus para continuarmos superando todos os desafios e promovendo uma educação de qualidade para a comunidade de Campo Maior”, destacou.
O Encontro Pedagógico promoveu um debate sobre os desafios dos Institutos Federais frente às novas políticas para a educação brasileira, enfocando, principalmente, a implantação do currículo de nível médio, a partir da aprovação da BNCC.
Para a diretora de Ensino do campus, Elizângela Barroso, “essa discussão é importante para que possamos entender as razões da Rede Federal optar por ofertar um itinerário diferente do previsto na BNCC e, assim, possamos também orientar nossos estudantes para que percebam que os cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFPI, além da formação profissional, garantem a eles uma base sólida de conhecimentos e habilidades em diferentes áreas, que facilitarão suas opções ao longo da vida”.
De acordo com a equipe pedagógica, o tema do encontro oportuniza a reflexão acerca do currículo enquanto espaço de integração entre pesquisa, ensino, extensão e inovação, associado às novas orientações da BNCC no fazer inclusivo e na busca de uma formação ampla, junto à formação geral e técnica. “Trazer estas reflexões torna-se imprescindível para uma caminhada letiva de desafios e mudanças que requerem tomadas de decisões muito importantes para o cenário educacional destes tempos”, ressaltou o técnico em assuntos educacionais, Antônio José.