Você está aqui: Página Inicial > Campo Maior > Notícias > Campo Maior realiza Sarau literário com foco na literatura afro brasileira

Notícias

Campo Maior realiza Sarau literário com foco na literatura afro brasileira

publicado: 21/11/2019 15h48 última modificação: 21/11/2019 15h48

Ontem, dia 20 de novembro, foi realizado no Campus Campo Maior um sarau literário em comemoração do Dia da Consciência Negra, com o tema Negritude, identidade e resistência.

A atividade teve o objetivo de despertar na comunidade escolar o orgulho e sentimento de pertença do povo negro, a partir do reconhecimento da produção literária afro-brasileira. O evento teve início com a apresentação musical do professor Vagner Ribeiro, acompanhado do músico Danilo Alves, que cantou músicas com temáticas africanas.

A atividade contou ainda com a apresentação de Orixás do Candomblé, bem como de heroínas negras como Dandara de Palmares e Esperança Garcia, apresentadas por alunas negras do campus a partir da literatura de cordel.

A programação contou ainda com exibição de um vídeo documentário, onde os alunos e professores expressaram situações de racismo no cotidiano, e exposição sobre a lei do racismo no Brasil,proferida pelo professor de Filosofia, Diego Marques.

Vários grupos de danças realizaram performances no Sarau, apresentando danças urbanas, e estilos musicais afro brasileiros como o Axé. A capoeira também foi apresentada pelo grupo Abadá Capoeira, da cidade de Campo Maior.

O evento foi encerrado com uma peça teatral encenada por alunos do campus e coordenada pelo professor de Artes do campus, Luís Silva, que representou o cotidiano do povo negro no Brasil a partir de situações de discriminação racial.

Durante toda a programação foram realizadas seções de declamação de poesias, coordenadas pelas professoras de Língua Portuguesa, Lívia Carvalho e Clêuma Magalhães, e Inglesa, Iara Moura.