Notícias
Campo Maior realiza Sarau literário com foco na literatura afro brasileira
Ontem, dia 20 de novembro, foi realizado no Campus Campo Maior um sarau literário em comemoração do Dia da Consciência Negra, com o tema Negritude, identidade e resistência.
A atividade teve o objetivo de despertar na comunidade escolar o orgulho e sentimento de pertença do povo negro, a partir do reconhecimento da produção literária afro-brasileira. O evento teve início com a apresentação musical do professor Vagner Ribeiro, acompanhado do músico Danilo Alves, que cantou músicas com temáticas africanas.
A atividade contou ainda com a apresentação de Orixás do Candomblé, bem como de heroínas negras como Dandara de Palmares e Esperança Garcia, apresentadas por alunas negras do campus a partir da literatura de cordel.
A programação contou ainda com exibição de um vídeo documentário, onde os alunos e professores expressaram situações de racismo no cotidiano, e exposição sobre a lei do racismo no Brasil,proferida pelo professor de Filosofia, Diego Marques.
Vários grupos de danças realizaram performances no Sarau, apresentando danças urbanas, e estilos musicais afro brasileiros como o Axé. A capoeira também foi apresentada pelo grupo Abadá Capoeira, da cidade de Campo Maior.
O evento foi encerrado com uma peça teatral encenada por alunos do campus e coordenada pelo professor de Artes do campus, Luís Silva, que representou o cotidiano do povo negro no Brasil a partir de situações de discriminação racial.
Durante toda a programação foram realizadas seções de declamação de poesias, coordenadas pelas professoras de Língua Portuguesa, Lívia Carvalho e Clêuma Magalhães, e Inglesa, Iara Moura.