Notícias
Campo Maior recebe projeto de Educação Ambiental na Infância
Nos dias 29 e 30, o Campus Campo Maior realizou as atividades de encerramento do projeto “Educação Ambiental na Infância: Perspectivas e Desafios”, desenvolvido pelo Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Produção Orgânica do IFPI como parte do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Antônio Leonício (Pedagogia, UESPI), orientado pela professora Dayse Batista (IFPI/Campus Campo Maior).
O projeto teve início em agosto deste ano e teve como objetivo promover atividades educativas relativas à educação ambiental e agroecologia na educação infantil de duas escolas, uma da rede particular, a escola Alfabetoc, e uma da rede pública, o Patronato. O trabalho realizou ainda um estudo comparativo entre os conhecimentos dos professores e coordenadores das duas escolas sobre Educação Ambiental.
No encerramento do projeto, os alunos puderam conhecer a área experimental do CVT-IFPI com as hortas, plantas medicinais, galinheiro e minhocário, além dos laboratórios do campus e participar de atividades como "Gincana Ambiental", composta por quatro etapas, em que as três primeiras visavam apresentar a política dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e a última objetivava avaliar o conteúdo estudado pelos alunos da educação infantil III durante o ano letivo.
“O objetivo da culminância do projeto foi a aplicação de técnicas de engajamento dos jogos de educação ambiental nas mais diferentes situações. Foram usados diversos elementos lúdicos, tais como: narrativa, regras a serem seguidas, objetivos a serem cumpridos, colaboração entre os participantes, melhoria da experiência e por fim a avaliação de aprendizagem”, explicou o professora Dayse.
Para o diretor do campus professor Washington Moura Barbosa “A escola dentro da Educação Ambiental deve sensibilizar o aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta”. Em março do próximo ano a sistematização dos resultados e experiências serão publicadas em artigo em revista indexada.