Você está aqui: Página Inicial > Campo Maior > Notícias > Campus Campo Maior e Brasil Ceras firmam parceria para projeto de sistemas agroflorestais

Notícias

Campus Campo Maior e Brasil Ceras firmam parceria para projeto de sistemas agroflorestais

publicado: 08/07/2021 08h18 última modificação: 08/07/2021 08h23
O assunto principal do encontro foi um projeto de agroecologia com enfoque em sistemas agroflorestais de carnaubais

O assunto principal do encontro foi um projeto de agroecologia com enfoque em sistemas agroflorestais de carnaubais

O Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia do Instituto Federal do Piauí (CVT-IFPI) realizou, na tarde de quarta-feira, 7, uma reunião para discutir parcerias entre o Campus Campo Maior e a Brasil Ceras, empresa líder na produção e exportação de cera de carnaúba. O assunto principal do encontro foi um projeto de agroecologia com enfoque em sistemas agroflorestais de carnaubais.

Os sistemas agroflorestais (SAFs) são consórcios de culturas de espécies arbóreas e agrícolas. Essa prática mantém a fertilidade do solo e permite a geração de renda aliada à preservação da biodiversidade. O projeto apresentado pelo CVT tem como foco principal o processamento de produtos não madeireiros da carnaúba, visando agregar valor aos produtos regionais por meio de pesquisas participativas, ações de capacitação e extensão rural na linha da agroecologia. A proposta de parceria visa beneficiar principalmente jovens agricultores extrativistas.

Participaram da reunião, pelo Campus Campo Maior, o diretor geral Reinaldo de Araújo Lopes, o diretor geral eleito Danilo Alves do Nascimento e os professores Dayse Batista dos Santos e Mateus Santos Machado. Pela Brasil Ceras, participaram o diretor presidente José Luiz Félix de Andrade, a coordenadora do Sistema de Gestão de Qualidade, Claudia de Oliveira Gomes Andrade e, de forma virtual, o diretor de Operações, Alexandre Castelo Branco Félix de Andrade.

Os participantes também discutiram quais propriedades de agricultores extrativistas que entregam a matéria-prima para a empresa serão unidades residentes do projeto aprovado pelo professor Mateus Machado no edital do Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Pensamos que o IFPI seria um parceiro importante para fomentar ações de Agroecologia, implantação de agroflorestas, como também para fortalecer ações que já existem nesta área", destacou José Luiz Félix de Andrade. Ele foi seguido pela coordenadora Claudia de Oliveira, que ressaltou que “a Brasil Ceras acredita em um modelo de desenvolvimento que valorize o comércio justo, as agricultoras e agricultores familiares, a conservação do meio ambiente, os preceitos econômicos, ecológicos e sociais de sustentabilidade, e especialmente, a manutenção de um relacionamento ético e humano com todos os agentes envolvidos na cadeia produtiva da carnaúba”.

Tanto o atual diretor do campus quanto o diretor eleito ressaltaram a importância do projeto, principalmente para ampliar a missão social do IFPI. Após a reunião, os representantes da Brasil Ceras foram convidados a conhecer os laboratórios e área experimental do CVT em Agroecologia do IFPI.