Notícias
Campus Campo Maior participa de Congresso de Agroecologia em Sergipe

O evento contou com aproximadamente 6 mil pessoas de todas as regiões do Brasil e diversos países
Estudantes e servidores do Campus Campo Maior participaram, de 4 a 7 de novembro, em Aracaju (SE), do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares. O evento, realizado na Universidade Federal de Sergipe, contou com aproximadamente 6 mil pessoas de todas as regiões do Brasil e diversos países.
Na comitiva do IFPI estavam os professores Tiago da Costa Silva, Dayse Batista dos Santos e Mateus Santos Machado, o técnico de laboratório Antônio Francisco dos Santos Júnior e 16 estudantes do curso técnico em Agricultura e estagiários do Centro Vocacional de Agroecologia e Referência Alimentar do IFPI (CVT-IFPI).
Também esteve com a comitiva do IFPI, a professora Valéria Silva, que coordena o projeto Feira de Base Agroecológica e Cultural da UFPI, além de outros professores, estagiários e participantes do projeto o projeto PEDAGROECO, executado por meio de parceria entre o IFPI e a Embrapa.
Durante o congresso, a professora Dayse Batista dos Santos, coordenadora do CVT-IFPI, ministrou um mini-curso sobre processamento de cajuína, doce e moqueca de caju. Participaram, como monitores, os estudantes Audrei e Dreycielle, de Campo Maior, e o estudante Francisco Marques, do Campus José de Freitas. Dayse e os professores Thiago e Mateus apresentaram quatro trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus Campo Maior. Os estudantes Talysson, Miguel, Ana Paula e Maria Eduarda apresentaram uma oficina do projeto PEDAGROECO; e os estudantes Ana Paula e Julian, do curso técnico em Agricultura, participaram da feira de produtos regionais, representando o território dos carnaubais do Piauí.
O diretor geral do Campus Campo Maior, Reinaldo Lopes, destacou a importância de oportunizar aos alunos a participação em eventos do tipo, “Eventos ou encontros científicos são uma fonte essencial para quem busca novos conhecimentos. Eles permitem o enriquecimento do saber acadêmico, pois reúnem profissionais, especialistas, estudantes e vários grupos com interesses em comum. É uma forma ímpar de trocar informações e ampliar a cultura e formação”, disse.
Além da comitiva do IFPI, o evento contou com mais três ônibus do Piauí, sendo um da UESPI, coordenado pelo professor Valdinar da Silva; um da UFPI de Bom Jesus; e, por fim, um do projeto FIDA e Viva Semiárido, coordenado por Júlia Aires e Kalil Luz.