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Curso de Agricultura em Campo Maior se destaca na produção de biofertilizante e biomassa

publicado: 17/04/2018 16h09 última modificação: 17/04/2018 16h31

Com o objetivo de oferecer à comunidade uma solução de baixo custo e sustentável, o curso técnico em Agricultura do Campus Campo Maior tem desenvolvido pesquisas para a produção de fertilizantes não convencionais e sem adição de produtos químicos. 

Iniciadas em fevereiro deste ano, as pesquisas fazem parte de um projeto denominado "Efeitos de biofertilizante bovino sobre a produtividade e biomassa do milho em cultivo agroecológico participativo no Piauí", que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). De acordo com Kleiton Rocha Saraiva, coordenador do curso, a ação também tem como objetivo aumentar a produtividade com base na matéria-prima encontrada na própria região de cultivo do agricultor.

MINICURSO - Para finalizar as ações do projeto foi realizado, na semana passada, um minicurso, no auditório do Campus,  sobre a importância e os demais aspectos relacionados à utilização de biofertilizantes líquidos na agricultura.

Na ocasião, foram apresentadas todas as fases de execução do projeto de pesquisa e seus resultados teóricos e práticos. Na parte prática do minicurso, os participantes puderam vivenciar o armazenamento e a forma de fabricação do biofertilizante, além de conhecerem a estufa onde o experimento foi conduzido.

O minicurso contou com a presença de 17 agricultores da região que acompanharam a execução do projeto, 81 estudantes do Instituto Federal do Piauí e técnicos representantes de instituições públicas atuantes na área da agricultura na região dos carnaubais.

PESQUISA - Todas as ações experimentais do projeto de pesquisa foram realizadas no campo agrícola, estufa e laboratórios do Campus Campo Maior, com a participação de dois bolsistas e quatro estudantes do curso técnico em Agricultura. "É bastante válido para os alunos vivenciarem a prática técnica e científica, ainda no período da academia, pois isso desperta nos discentes responsabilidade e senso crítico", destaca o professor Kleiton.