Notícias
Dia da Árvore em Campo Maior é comemorado com doações de mudas
Em alusão ao Dia Nacional da Árvore, comemorado em 21 de setembro, o Campus Campo Maior realizou, nesta segunda-feira, 17, a doação de 102 mudas de árvores de várias espécies, para moradores do bairro Renascer II. Os objetivos foram de contribuir com a arborização do bairro e melhoria do clima para os moradores dessa região.
O bairro Renascer II, existe há 5 anos em Campo Maior, possui 250 moradias e aproximadamente 600 habitantes. Por conta do clima quente da região e pela ausência de arborização nessa localidade, foi o que motivou a escolha pelo IFPI para realizar essa ação.
Antônia Ribeiro, por ser bastante conhecida e uma das primeiras moradoras do bairro, foi escolhida para receber as doações das mudas e ajudar na distribuição delas entre as famílias da região. Segundo ela, “foi uma ótima ideia as doações de mudas do IFPI, pois ajudará as famílias que não possuem condições de adquirir essas árvores. E ainda deixará o nosso bairro mais sombreado e bonito”, comentou.
Para o diretor geral do Campus Campo Maior, Washington Moura, a árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. “As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais e para o ser humano. A nossa missão institucional é promover uma educação de excelência, mas também temos a responsabilidade social de contribuir com questões importantes que afetam a nossa comunidade, como: preservar o meio ambiente e promover ações de melhoria do clima”, destaca.
Entre as espécies doadas estão alguns exemplares de: caju, manga, ipê, tangerina, acerola, laranja, pitomba, nim, leucena e gliricídia. Estiveram presentes na doação das mudas o servidor técnico-administrativo Antônio Júnior e os ex-alunos do curso de Agricultura, Marques Filho e Luís Rodrigues, além do motorista do Campus, Leonel Vagner, dando apoio logístico.