Notícias
Campus Campo Maior e parceiros distribuem mudas de caju
O Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia do IFPI, junto ao Escritório Regional do EMATER, Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais (STTR) e Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), iniciou nessa quinta (31), uma parceria para distribuição de mudas de caju anão precoce as agricultoras e agricultores familiares do município de Campo Maior atendidos pelos residentes do AgroIFPInordeste.
Para a safra agrícola 2022, serão distribuídas 400 mudas de caju anão precoce desta parceria. Segundo o Engenheiro Agrônomo do EMATER, Lucas Lima, o território dos carnaubais, possui uma grande vocação ao cultivo do caju. Joelson dos Santos Lima, secretário de políticas agrícolas e agrárias do STTR , relembrou as perdas de caju no ano passado, que em muitos casos chegaram a 50% ou mais e que, mesmo com as dificuldades financeiras, essas entidades envolvidas foram sensíveis para a necessidade da aquisição das mudas.
Segundo os professores Mateus Santos Machado e Dayse Batista dos Santos, ambos do CVT- IFPI, o projeto envolve egressos dos cursos técnicos de ciências agrárias , e ainda as/os agricultores familiares. “Existe um aprendizado mútuo, a agroecologia e agricultura familiar tem essa característica de uma agricultura mais generosa com a terra e com as pessoas”, disse o professor Mateus.
Estavam presentes na ação representantes do AgroIFPInordeste no campus , Fábio de Sousa Silva e Antônio Francisco dos Santos Junior que explicaram que o projeto, através da residência agrícola, visa o fortalecimento da agricultura familiar por meio do desenvolvimento de tecnologias, assistência técnica, gestão e comercialização da produção . Participaram também da ação, as residentes do AgroIFPInordeste ,Joicy Barbosa da Silva e Maria Clara Rainha Barreto, e o técnico de agropecuária do IFPI, Diego Eutierre Conceição de Souza.
“Projetos assim consistem em fomento, seja aos nossos estudantes que tenham o curso agropecuária que estão aqui como residentes e podem ser futuros residentes, como também apoio as agricultoras e agricultores, por meio da assistência técnica e ações como a distribuição de mudas”, falou Lucas Robert Pereira Rocha, chefe do Departamento de Administração e Planejamento do Campus Campo Maior.