Notícias
IFPI tem representantes no III Simpósio de Agroecologia da Bahia
No período de 14 a 16 de dezembro aconteceu o III Simpósio de Agroecologia da Bahia, no Campus Seabra do IFBA, com o tema “Perspectivas da Agroecologia: Agricultura Familiar, Saberes Tradicionais e Transição Agroecológica”, que contou com a participação de representantes dos campi Campo Maior e Cocal do Instituto Federal do Piauí.
O evento foi gratuito e aberto ao público, especialmente, a estudantes, professores, pesquisadores, agricultores familiares, técnicos de assistência e extensão rural, representantes de associações e cooperativas, totalizando mais de 700 participantes de todas as regiões do Brasil.
A programação contou com minicursos, oficinas, mesas-redondas, reuniões técnicas, rodas de prosa, socialização de pesquisas, manifestações culturais, além da Feira da Agricultura Familiar, Agroecologia e Economia Solidária, com participação de diversos grupos produtivos da região.
No fim de semana após o evento, 17 e 18 de dezembro, os interessados puderam participar de visita técnica à Terramater, hospedaria camponesa referência no âmbito da agroecologia, situada em Ibicoara, com foco no turismo rural e pedagógico.
Os professores do Campus Campo Maior Dayse Batista dos Santos, coordenadora do CVT em Agroecologia do IFPI e Mateus Machado, participaram de mesa redonda, reunião técnica e apresentação de dois mini-cursos. A professora participou da mesa redonda “Políticas Públicas, Participação Social e Inovação Tecnológica para a Agroecologia”, no dia seguinte, ambos participaram da reunião técnica com a ABA- Associação Brasileira de Agroecologia, sobre as diretrizes dos mestrados profissionais em Agroecologia. Dayse ministrou ainda um mini-curso intitulado “Processamento de Alimentos Agroecológicos”, enquanto Mateus ministrou o mini-curso “Produção de Biofertilizantes”.
Já Otávio Pereira Araújo e Tiago Barroso Albuquerque, alunos do Campus Cocal apresentaram um trabalho na forma de pôster intitulado “Controle Alternativo de Helicotylenchus dihystera na cultura da cebolinha e do cheiro verde”, trabalho realizado sob a orientação do professor Jean Herllington Araújo Monteiro e a participação do professor Flávio Luiz Simões Crespo.