Notícias
Livro Glossopoese é destaque em bibliografia de workshop na Universidade de Lisboa
O livro “Glossopoese - O Complexo e Desconhecido Mundo das Línguas Artificiais” de autoria do professor Israel Noletto, Campus Campo Maior do Instituto Federal do Piauí, é destaque da bibliografia do curso “LiCo - Workshop sobre Línguas Construídas” promovido pela Universidade de Lisboa em Portugal.
O livro consiste em uma reescritura e expansão da monografia de Israel Noletto e tem se tornado referência na área em língua portuguesa. O tema também tem sido objeto de pesquisas mais recentes do professor.
O livro Glossopoese, publicado em 2010, aborda como é possível fabricar línguas pessoais e como se justifica chamá-las de novos idiomas através de uma perspectiva científica. Segundo o professor Israel Noletto, o termo glossopoese é a parte da Linguística que se dedica a estudar a estrutura, as origens e o desenvolvimento de idiomas naturais com o objetivo de, a partir desses idiomas ou apenas dos conceitos obtidos, desenvolverem-se línguas artificiais, isto é, línguas que não surgiram dos processos linguísticos naturais, porém, foram literalmente construídas artificialmente por um indivíduo ou grupo pequeno.
Há capítulos da obra dedicados à exposição das línguas artificiais mais destacadas do mundo e de idiomas criados por brasileiros e promovidos pelos entusiastas das glossopeias nas redes sociais. Por fim, o livro analisa o uso frequente e inspirador da glossopoese em textos literários e fílmicos.
Link do curso LiCo - Workshop sobre Línguas Construídas