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Servidor de Campo Maior recebe prêmio em Simpósio de Informática na UnB

publicado: 18/11/2019 09h27 última modificação: 18/11/2019 09h27
Tardelly Cavalcante com o certificado de melhor artigo do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Tardelly Cavalcante com o certificado de melhor artigo do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação

O técnico de tecnologia da informação do Campus Campo Maior, Tardelly de Araújo Cavalcante, recebeu, na sexta-feira, 14, o prêmio de melhor artigo na categoria Trilha 3: Interação Humano-Computador, Inclusão e Acessibilidade, do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). O evento aconteceu concomitante ao XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), de 11 a 14 de novembro, na Universidade de Brasília (UnB).

O evento priorizou trabalhos que apresentassem a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de soluções, utilizando métodos e técnicas de Computação para promoção da aprendizagem e/ou para solução de problemas em temas ligados à Educação. A pesquisa de Tardelly, que é coordenador de Tecnologia da Informação no Campus, intitulada “Eye Tracking como estratégia de ensino e avaliação na Educação Inclusiva: Aplicação com Alunos com Autismo”, tem coautoria de Jordão Frazão, Anselmo Paiva, Priscila Benitez, Ivana Márcia Maia e André Soares.

A pesquisa aborda o uso de análise do comportamento ocular (eye tracking) dos estudantes durante a realização de atividades educacionais no computador. Para avaliação e demonstração da proposta, foram desenvolvidas quatro atividades diferentes que foram resolvidas por sete estudantes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para Tardelly Cavalcante, “na área de educação, profissionais ensinam e avaliam o repertório acadêmico de estudantes com as mais diversas habilidades, limitações e históricos. Alguns desses alunos podem apresentar dificuldades de aprendizagem diante dos métodos convencionais de ensino. Para contornar isso, faz-se necessário encontrar metodologias que se encaixem com o perfil de cada um dos estudantes, sendo este o propósito principal da pesquisa”.

O artigo completo está disponível nos Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019), ISSN: 2316-6533.