Notícias
Servidoras de Campo Maior fazem curso para implantação de Laboratório de Práticas Integrativas
Cinco servidoras do Campus Campo Maior iniciaram hoje, 2, no espaço terapêutico holístico “Flor do Oriente Terapias”, um curso de Meditação e Práticas Integrativas, ministrado pela Terapeuta Holística e professora Jane Gabriela Mariano e Silva. O objetivo é implantar o Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares a Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional –LABOZEN no campus.
O LABOZEN irá desenvolver práticas de meditação e naturopatia que auxiliem os alunos, professores e funcionários a diminuir fatores de ansiedade e insegurança alimentar. O projeto está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, composta pelas servidoras Érica Larisse (Técnica em Enfermagem), Gilmara Carvalho (Assistente de aluno) Juliana Oliveira (Nutricionista), Karlania Carvalho (Assistente Social) e Gilda Gomes (Técnica em Saúde Bucal).
O projeto teve início com a aprovação da proposta da professora Dayse Batista dos Santos, da chamada CNPq/MCTIC Nº 016/2016 - SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ÂMBITO DA UNASUL em Agosto de 2017. “Uma das metas da proposta é a Criação do LABOZEN no IFPI Campus Campo Maior-PI, afim de com as práticas integrativas realizadas no projeto, alunos, professores e servidores venham a se beneficiar com as práticas de meditação e naturopatia. Iremos realizar estudos que irão aliar o uso de práticas integrativas e meditação a melhoria da insegurança alimentar, ansiedade, dentre outras enfermidades”, explicou.
A professora Dayse destaca ainda que no ano passado foi implantado uma horta de plantas medicinais na Área Experimental Agroecológica do campus, e estas plantas serão utilizadas para a prática de naturopatia pelas pessoas assistidas pelo LABOZEN.
Já o diretor do campus, professor Washington Moura Barbosa, acredita que esse projeto é de suma importância para o Campus, e o mesmo certamente servirá de modelo para outros campi “A proposta apresenta um conceito ampliado e positivo de saúde aliada a segurança alimentar e uso de plantas medicinais aliado a meditação, tendendo a aproximar a promoção da prevenção de doenças, e da dimensão de cada indivíduo que irá ser atendido no LABOZEN”, falou.
O curso no espaço terapêutico terá a duração de um mês, e a previsão de início da triagem de alunos, professores e funcionários que serão atendidos no LABOZEN por essa equipe será no mês de maio, para que os atendimentos iniciem em junho deste ano.