Você está aqui: Página Inicial > Cocal > Notícias > Campus Cocal é premiado em Concurso de Redação da Defensoria Pública da União

Notícias

Campus Cocal é premiado em Concurso de Redação da Defensoria Pública da União

publicado: 05/12/2016 10h28 última modificação: 05/12/2016 13h30
Exibir carrossel de imagens Representantes da DPU e do IFPI com as estudantes premiadas

Representantes da DPU e do IFPI com as estudantes premiadas

As alunas Yvynna Rivelly Machado e Eduarda dos Santos, do Campus Cocal do Instituto Federal do Piauí, foram premiadas, respectivamente, em primeiro e segundo lugar no Concurso de Redação do Projeto Defensoria Pública da União (DPU) nas escolas. Além delas, o Campus foi premiado com uma placa de honra na modalidade Plano de Mobilização sobre o tema do Concurso.

Neste ano, a segunda edição do concurso abordou o tema “Tráfico de Pessoas – diga não”, voltado aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio, regular e EJA, de escolas públicas do país.

As melhores redações foram escolhidas por uma comissão julgadora e os alunos classificados em primeiro lugar, de cada estado, receberam como prêmio um tablet e um certificado de reconhecimento da DPU. O segundo e o terceiro lugar ganharam medalhas de reconhecimento, e os professores foram premiados da mesma forma que os seus alunos.

Para a produção textual, Yvynna Rivelly, do primeiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agricultura, e Eduarda dos Santos, do segundo ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, assim como demais estudantes que participaram de um processo de pré-seleção textual no IFPI, tiveram o acompanhamento da professora Joelma de Araújo Silva Resende.

Todas as turmas do Ensino Médio Integrado do IFPI Cocal produziram textos com o tema do Concurso. No processo, foram realizadas pesquisas, leituras e discussões relacionadas ao tema. Depois que as produções foram feitas, foram selecionados um texto do primeiro ano e um texto do segundo ano.

Além das atividades em sala de aula, os alunos também participam de um projeto de ensino de redação para que possam ampliar seus conhecimentos relacionados à escrita. Segundo a professora Joelma Resende, com o resultado do Concurso, os alunos estão mais motivados a continuarem escrevendo. "Eles perceberam que podem ser bons produtores de texto e, para isso, devem se empenhar em todas as atividades relacionadas à leitura e escrita que são desenvolvidas no Campus".

Com informações da Defensoria Pública da União