Você está aqui: Página Inicial > Cocal > Notícias > Projeto do Campus Cocal incentiva participação de meninas na ciência

Notícias

Projeto do Campus Cocal incentiva participação de meninas na ciência

publicado: 12/11/2019 13h24 última modificação: 12/11/2019 15h45

No início do ano, o Campus Cocal iniciou o desenvolvimento do projeto “Femina Scientia”, que busca difundir o conhecimento científico e colaborar para a atração e atuação, especialmente de meninas, nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e de Computação.

"A parceria entre o IFPI Campus Cocal e escolas públicas do município vem rendendo frutos. Durante o primeiro semestre de 2019, estudantes do IV período de Licenciatura em Química realizaram um Curso de Formação para Olimpíada de Química Júnior, desenvolvido com alunos do 9º do ensino fundamental”, explicou a professora Elenice Monte Alvarenga, coordenadora do programa, que é financiado pelo CNPq e está sendo realizado em escolas públicas municipais, estaduais e federal de Cocal-PI.

A professora explica que esta parceria contribui para a promoção de ações educativas, servindo como incentivo e mecanismo de atração destas estudantes aos cursos superiores nas áreas das Ciências Exatas do Campus Cocal, além de contribuir para a construção da autonomia das participantes enquanto mulheres protagonistas de suas vidas e do conhecimento científico.

Dos participantes deste curso, Chrystian de Assis Ferreira e Alex Rafael de Almeida Carvalho, estudantes da Unidade Escolar José Basson, receberam menção honrosa na Olímpiada de Química. Já Régia Lorrany Araújo Costa, Andre Vieira Carvalho, Denise dos Santos Vieira e Maria Mirelle Brito de Sousa, também estudantes da mesma escola, ficaram entre os classificados. Além disso, a estudante Francisca Tainara Normandia da Costa, da Unidade Escolar Pinheiro Machado, conquistou medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), após participar de outro preparatório para a competição ofertado pelo programa.