Obras
Como publicar pelo Conselho Editorial (CE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)?
O IFPI, por meio do seu CE, transforma suas ideias, memórias e pesquisas em obras passíveis de publicação, desde que pelo menos um do(s) responsável/eis autor(es) e/ou organizador(es) tenha vínculo institucional. O objetivo é divulgar não só a produção acadêmica-científica, mas qualquer estudo de importância, impacto, qualidade e que proporcione conhecimento à sociedade.
Quem pode publicar?
Membro da comunidade acadêmica do IFPI que possui um texto, inédito ou não, e ainda não teve a oportunidade de publicá-lo, você poderá publicar através do IFPI, em conformidade com a política editorial, que atendam aos requisitos definidos na Resolução Normativa 71/2021.
Do material para submissão
Todos os originais a serem encaminhados ao CE do IFPI devem seguir as seguintes orientações técnicas:
- O original da obra deve ser apresentado em 01 (uma) via em formato digital (boneca), diagramado e formatado de acordo com as regras da ABNT;
- O original deve vir acompanhado do termo de cessão de direitos autorais assinado(s) pelo(s) responsável/eis, que pode ser encontrado ao final desta página/site (com dados pessoais, endereço, telefone e endereço eletrônico) enviado no recebimento do material via sistema SUAP ou na falta deste, via e-mail (conselho.editorial@ifpi.edu.br) com o título "Publicações | ‘Inserir o nome da obra - seguido pelo tipo: e-book, cartilha, manual e outro’";
- Carta endereçada ao CE solicitando avaliação da obra que pode ser encontrada ao final desta página/site.
Do formato do texto
- A obra deve estar completa com todas as informações.
- A obra deverá ter sofrido uma revisão prévia quanto à correção estilística e da linguagem. A revisão também se aplica a legendas de figuras, quadros e tabelas;
- A logomarca do IFPI deverá ser incluída na capa, contracapa e folha de rosto. Disponível em: http://www.ifpi.edu.br/a-instituicao/reitoria/comunicacao;
- No caso de livro, todo o texto que a compõe deve estar presente, sem capítulos ou artigos faltantes. Isso inclui também elementos como: dedicatória, agradecimentos, epígrafe, prefácio/apresentação, anexos, glossário, índice remissivo ou onomástico (opcionais). O sumário e as referências são obrigatórios. As ilustrações também devem estar inseridas na obra, com legendas completas;
- O(s) autor(s) e/ou organizador(es) deve(m) citar todas as fontes de citações e imagens, além de ter autorização legal de uso para toda ilustração que a exigir. A normatização de notas, citações e bibliografia são obrigatórias, e devem ser observadas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT vigentes, sabido do conjunto de regras específicas para estruturar o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos que devem ser seguidas para publicação, são elas: NBR 14724 (Trabalho acadêmico), NBR 10520 (Citações), NBR 6022 (Artigos científicos), NBR 6023 (Referências), NBR 6027 (Sumário), NBR 6028 (Resumo e Abstract), NBR 6014, NBR 6034, entre outras. As Normas ABNT podem ser adquiridas no site da ABNT mediante pagamento ou em sites de Instituições que as disponibilizam gratuitamente aos servidores e alunos. Veja junto ao IFPI se contém estas normas. Você também pode visualizar um compilados destas normas no seguinte link: https://www.ifpi.edu.br/area-do-estudante/bibliotecas/manual-de-trabalhos-academicos . Para obras escritas em língua inglesa, deve-se utilizar os manuais de estilo Modern Language Association - MLA (8ª edição) ou American Psychological Association - APA (7ª edição), dependendo da área de estudo, cujas diretrizes podem ser encontradas nos seguintes websites https://owl.purdue.edu/owl/research_and_citation/mla_style/mla_formatting_and_style_guide/mla_8th_edition_changes.html e https://owl.purdue.edu/owl/research_and_citation/apa_style/apa_style_introduction.html;
- As obras que são provenientes de dissertações, teses ou relatório de pesquisa devem seguir as orientações para adaptação em formato de livro, uma vez que este Conselho não publica esses tipos de materiais ainda em sua forma original.
Orientações para adaptação de material para publicação em formato de livro
Uma tese, dissertação ou relatório de pesquisa contém elementos em sua construção que diferem daqueles específicos de um livro. Para que seja possível sua publicação em formato de livro será necessário que o texto passe por adaptação e/ou reelaboração por parte do(s) autor(es) e/ou organizador(es).
Diante disso, seguem abaixo algumas orientações para adaptar uma tese ou dissertação para o formato de livro (adaptado de PUC SP): PUC SP. Da tese ao livro: Informações básicas. São Paulo: [S.n.], [2019]. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:RvCy6J4CM7gJ:https://www.pucsp.br/educ/downloads/Da_tese_ao_livro_informacoes_basicas.pdf+&cd=1&hl=pt- BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 22 fev. 2022.
- Retirar informações iniciais referentes à tese (programa, orientador, etc.).
- Retirar, também, resumo/abstract, glossário e listas de tabelas, figuras e/ou quadros.
- Reduzir o agradecimento, pensando na versão livro. Os agradecimentos relativos à pesquisa já foram feitos na tese.
- Eliminar as menções à tese. Trata-se agora de livro.
- Retirar ou enxugar notas de rodapé, ou, ainda, incluir as informações no corpo do texto.
- Eliminar repetições, apêndices e anexos.
- Reformular a estrutura da tese, adaptando e reescrevendo, se necessário, as informações sobre a metodologia adotada.
- Reescrever os textos introdutórios, que devem apresentar o objetivo e a importância da obra e a descrição do seu conteúdo.
- Adotar uma linguagem mais clara e objetiva, com frases e parágrafos curtos e com estrutura-padrão, se possível.
- Atualizar as informações antes da entrega dos originais, se necessário.
Do processo de avaliação
A avaliação de obras para possível publicação pelo IFPI guia-se pela sua linha editorial, a qual deve estar em conformidade com a política e as normas que privilegiam obras que contribuam para a divulgação do conhecimento nas diversas áreas do saber.
Os critérios de avaliação variam conforme alguns pré-requisitos. As obras serão analisadas quanto ao conteúdo, à relevância e à forma de apresentação. Além da originalidade e atualidade, o texto tem de despertar interesse social.
O texto será recusado sumariamente quando não estiver dentro das normas editoriais que regem o CE do IFPI. Antes de submeter o texto para publicação, o(s) autor(s) e/ou organizador(es) terá de verificar se ele contempla as linhas e política editorial e, se for o caso, reformulá-lo para atender ao formato de livro.
O Conselho emitirá parecer, seja pela aprovação para publicação ou pela rejeição. Havendo necessidade de reformulação, será enviado parecer para correções necessárias e, oportunamente, será publicado. O autor(es) e/ou organizador(es) será(ão) notificado(s) da decisão do processo.
Análise das obras
A obra terá sua aprovação deferida pelo CE após o processo de desk review, incluindo verificação em software antiplágio e análise documental. As obras enviadas pelos interessados/as deverão obrigatoriamente estar adequadas às orientações aqui postas e não poderão abranger conteúdos que:
- incluam dados ou informações que constituam ou possam constituir crime (ou contravenção penal) ou ser entendidos como incitação à prática de crimes (ou contravenção penal);
- constituam ofensa à liberdade de crença e às religiões;
- incluam dados ou informações racistas ou discriminatórias;
- violem qualquer lei ou sejam antiéticos.
Quanto tempo leva o processo?
A submissão de obras ao CE poderá ser feita a qualquer tempo, sendo de 90 (noventa) dias corridos o prazo para o exame e emissão do parecer, a contar pela notificação de recebimento.
É de estrita responsabilidade do(s) autor(es) e/ou organizador/es o pagamento das despesas referentes à emissão do ISBN, ISSN e outros da(s) obra(s) submetida(s) ao Conselho.
Solicitação de ISBN
O International Standard Book Number - ISBN é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora. No Brasil, o controle do sistema ISBN é feito pela Câmara Brasileira do Livro, responsável por atribuir a numeração para cada obra. Como editor cadastrado, o IFPI é responsável pela solicitação de ISBN para obras publicadas no âmbito do Instituto.
Para solicitar o ISBN é preciso uma cópia (boneca) do livro diagramado (capa, folha de rosto, verso da folha de rosto, ficha catalográfica, etc.) em mídia digital. É necessário apresentar os dados completos da publicação, pois faz parte do processo da solicitação o CE informar a CBL a quantidade de folhas, tamanho, formato.
Após aprovação do livro por meio de emissão de parecer do CE, será enviado ao autor o boleto do valor de emissão do ISBN seguindo tabela de preços da Câmara Brasileira do Livro - CBL, após pagamento do boleto a emissão do ISBN leva em média 5 dias úteis.
O CE não especifica um modelo quanto à diagramação, pois ressalta a liberdade e criatividade da obra a ser publicada. Porém sugere-se que seja verificada as obras já publicadas pelo IFPI: https://www.ifpi.edu.br/conselhoeditorial/publicacoes.
Solicitação de ISSN
O International Standard Serial Number - ISSN, sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído, e seu uso é padronizado pela International Standards Organization - ISO 3297.
A Rede ISSN (ISSN Network) é uma organização intergovernamental representada por 88 centros nacionais e regionais, em todo o mundo. A Rede foi criada em 1971 com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e implantada três anos mais tarde para apoiar o controle bibliográfico mundial de publicações seriadas, por meio de um código único, o ISSN.
O IBICT é o único membro no Brasil responsável pela atribuição do código ISSN junto aos usuários em geral e editores em particular. Como editor entidade cadastrado junto ao IBICT, o IFPI é responsável pela solicitação de ISSN para obras publicadas no âmbito do Instituto.
Para solicitar o ISBN é preciso verificar as informações contidas Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN) para o envio do material via e-mail (conselho.editorial@ifpi.edu.br) para análise e preenchimento do formulário de solicitação e receber a lista de documentação específica a ser apresentada, conforme o tipo de publicação e seu suporte.
Inclusão do DOI
O Identificador Digital - DOI é um padrão de identificação, composto por números e letras, de artigos, livros, anais e outras publicações científicas em redes digitais.
O IFPI possui termo celebrado junto à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC BRASIL) que por intermédio da Associação, obtém junto à Publishers International Linking Association - PILA os DOIs destinados à publicação de textos científicos, para reconhecimento nacional e internacional.
Não é preciso solicitar o DOI, pois, como o IFPI é associado à ABEC BRASIL, o Identificador Digital é atribuído às publicações que são aprovadas pelo CE para que o mesmo seja identificado de forma única e persistente no ambiente Web.
Etapas para a realização da submissão
1. Submeter os originais
O(s) autor(es) e/ou os organizador(es) interessado(s) deverão submeter a obra já diagramada.
2. Assinar o termo de cessão de direitos autorais
O(s) autor(es) e/os organizador(es) interessado(s) deverão assinar a transmissão de direitos da obra a ser publicada no momento da submissão da obra, que pode ser encontrada ao final desta página/site, mas isto não garante que a obra será aprovada. Apenas é necessário para eficiência e lisura dos procedimentos.
3. Encaminhar a carta solicitação de avaliação
O(s) autor(es) e/os organizador(es) interessado(s) deverão solicitar a análise da obra a ser publicada, que pode ser encontrada ao final desta página/site.
4. Acompanhar publicação
O CE procederá com a avaliação, solicitação do ISBN ou ISSN, conforme o caso, e publicação da obra. O autor poderá acompanhar o andamento do processo via sistema SUAP ou na falta deste, via e-mail, solicitando informações, quando necessário.
Outras informações
Obs. 1: A obra já deve ter ficha catalográfica (que pode ser obtido junto aos bibliotecários do IFPI ou solicitado para a CBL em atenção a tabela de valores);
Obs. 2: A folha de rosto da publicação deve conter as seguintes informações:
- Nome do autor;
- Título e subtítulo (este último, se houver);
- Edição;
- Nome da editora;
- Local;
- Ano da Publicação.
Obs 3: O verso da Folha de rosto deve incluir as informações conforme o modelo sugestivo que pode ser encontrado ao final desta página/site.
Obs 4: Após emissão e pagamento do ISBN e/ou ISSN, o código será enviado ao(s) autor(es) e/ou organizador(es) para inclusão na ficha catalográfica, juntamente com o registro DOI para proceder a finalização da obra para impressão e/ou publicação no site institucional.
Obs 5: A obra finalizada (correções feitas e registros de ISBN e/ou ISSN e DOI inclusos) deve ser enviada a versão final para o CE via Sistema Unificado de Administração Pública - SUAP ou na falta deste, via e-mail, o qual a obra será disponibilizada em Publicações IFPI, e o link será enviado ao(s) responsável(is) da obra para divulgação.
Obs 6: Para uma maior visibilidade da obra, quando estiver disponibilizada em Publicações IFPI, será noticiada no site do IFPI, cabendo ao(s) autor(es) e/ou organizador(es) preencher(em) o formulário de notícias, que pode ser encontrada ao final desta página.
Para mais informações ou eventuais dúvidas, entre em contato com o CE do IFPI enviado mensagem com o título Dúvidas – Publicações IFPI para o e-mail: conselho.editorial@ifpi.edu.br.
Venha publicar conosco!