Em tempos de pandemia, Saúde Mental importa
Confira abaixo os contatos para atendimento remoto
Fique atento às dicas que o time de psicólogos do IFPI preparou para você lidar melhor com o distanciamento social.
Crie uma rotina, mesmo que focada em poucas atividades diárias. Manter-se ativo com pequenas metas diárias ajudam a focar naquilo que está no seu controle.
Cristiana Galeno da Costa Pereira - Psicóloga do campus Piripiri
Somos convidados a revisitar lugares por vezes esquecidos: nós mesmos, nossos hábitos, nossas famílias, nossos lares. Que possamos enxergar na crise a oportunidade de cuidado conosco e com quem amamos. Façamos a nossa parte.
Idalina Rosa Mendes da Rocha Sá - Psicóloga do Campus Floriano
Que tenhamos serenidade para aceitar o que vier. Que cuidemos apenas do que está em nosso controle. Viva o hoje e seja grato sempre.
Erotides Romero Dantas Alencar – Psicóloga do Campus Parnaíba
Cuide de seus pensamentos e sentimentos. É momento de reconhecê-los e transformá-los em assertivos e funcionais. Não se cobre de ficar bem o tempo todo.
Kennya Cunha - Psicóloga Reitoria
Não tenha medo desse período de insegurança e incertezas. Pense positivo, cultive a esperança e a solidariedade. Estamos isolados socialmente, mas isso não significa distanciamento afetivo e nem solidão. Se sentir saudade, ligue, faça chamadas de vídeos, mande fotos, mensagens, orações. Vamos conseguir passar por esse momento juntos.
Kennya Cunha- Psicóloga Reitoria
Em momentos de estresse nossa mente precisa que tomemos a direção de sistemas que conhecemos como automáticos e inconscientes. Um deles é a respiração! Façamos a respiração diafragmática conhecida como respiração consciente promovendo em nosso sistema nervoso a possibilidade de calma e tranquilidade. Inspire fundo e lentamente e expire devagar, soltando aos poucos o ar. Repita várias vezes esse exercício e vivencie essa experiência!
Thays Deolinda Portela Moura
Psicóloga - Campus Pedro II
Nesse tempo de pandemia e isolamento social, tendemos a ficar mais ansiosos. Para amenizar essa ansiedade, crie uma rotina. Tenha metas diárias e seja criativo! A rotina nos dá a sensação de controle em meio a tanta imprevisibilidade, o que torna o momento mais tranquilo.
Lair Liberato
Psicóloga - Campus São João do Piauí.
Proteja-se para juntos nos protegermos, esse deve ser o caminho para lidarmos com esse momento delicado. Proteger-se não só fisicamente no combate a essa doença que mudou o mundo, mas também mentalmente, buscando cuidar da nossa saúde mental, aproveitando essa experiência de recolhimento para refletirmos, mudarmos e crescermos.
Psicóloga Caroline Torres
Psicóloga - Campus Picos
Em época de Corona Vírus vamos buscar equilíbrio mental em ações positivas. Que tal ler um bom livro? Ligar ou mandar um áudio para os familiares e amigos? Vamos exercitar nossa fé e nossa espiritualidade. Essas e outras atitudes positivas vão nos ajudar a superar esse momento difícil.
Luciana Maria Guimarães e Silva.
Psicóloga - Campus Paulistana
Planeje uma rotina saudável no período de isolamento: procure fazer atividades físicas dentro de casa; ajude seus familiares a manter a sua residência limpa; programe horários para acordar e dormir; revise o conteúdo que você já estudou esse ano e inclua atividades relaxantes ao final do dia como leituras leves, filmes e seriados. Vamos construir nossa maratona de prevenção à disseminação do COVID-19. Cada um faz sua parte e todos se ajudam!
Anderson de Moura Lima
Psicólogo - Campus Teresina Central
O que te inspira em tempos de quarentena? O livro nunca lido? O armário por arrumar? A receita salva e nunca experimentada? A série do momento? A meditação? O estudo? Tem saúde mental em toda e qualquer dessas ações que te faça sentir bem. Pratique!
Idalina Rosa Mendes da Rocha Sá
Psicóloga - Campus Floriano