Notícias
Campus Corrente realiza Feira de Ciências
O Campus Corrente realizou, nos dias 13 e 14 de novembro, a II Feira de Ciências, com o tema "Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais". O evento, que se destacou como um espaço para a troca de saberes e experiências, buscou reconhecer a importância dos biomas brasileiros e valorizar os conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam. A feira contou com palestras, mostras de projetos científicos, concursos de redação e desenho, e outras atividades que envolveram tanto a comunidade interna do campus quanto a comunidade externa.
Durante o evento foram realizadas oficinas, minicursos e palestras, além do Concurso de Melhor Trabalho, na Modalidade Feira de Ciências, incentivando a criatividade, o rigor científico e a inovação entre os participantes. A competição contou com a inscrição de projetos que abordaram temas relevantes e aplicáveis, destacando a interdisciplinaridade e o compromisso com a sustentabilidade. Os trabalhos de pesquisa inscritos na modalidade feira de ciências foram:
-
"Coloração da Casca e Gema do Ovo: Mitos e Verdades", explorando aspectos biológicos e nutricionais relacionados aos ovos, desmistificando conceitos populares;
-
"Importância das Diferentes Granulometrias nas Dietas para Peixes", que abordou a influência do tamanho das partículas na nutrição e crescimento dos peixes;
-
"Sistema de Fotodesinfecção/Filtração Utilizando Carvão Ativado à Base da Casca do Buriti (Mauritia flexuosa)", um projeto inovador que demonstrou soluções sustentáveis para tratamento de água;
-
"Aquaponia e Educação: Ensinar Sustentabilidade na Produção de Peixes e Hortaliças", que uniu ciência e educação ao propor um modelo de produção sustentável e integrado.
O evento também incluiu atividades interativas e exposições temáticas que destacaram os projetos desenvolvidos no âmbito da instituição. Entre os trabalhos apresentados, destacaram-se:
-
Experimentos em Laboratórios de Biologia, Química e Física;
-
Demonstrações de Realidade Aumentada e Virtual;
-
Prototipagem de um Mini Robô movido a Energia Solar e projetos de Robótica com Arduino;
-
Apresentação de Kit de Purificação de Água;
-
Apresentação de Labirinto Elétrico interativo;
-
Exposição e doação de mudas nativas do bioma Cerrado;
-
Exposição de Pedras Semipreciosas e da Biodiversidade do Cerrado;
-
Exposição da Gastronomia regional com comidas típicas do Cerrado;
-
Apresentação do projeto "Nascentes da Microbacia do Rio Paraim";
-
Apresentação de trabalhos científicos.
O primeiro dia da Feira foi voltado para os estudantes do IFPI e das escolas da rede estadual em Corrente. No segundo dia, o público-alvo foram os estudantes da rede municipal de ensino; também houve uma apresentação do trabalho MÃE CHICA, da comunidade quilombola de Cristalândia do Piauí, projeto apresentado por professores e alunos da rede estadual do município de Cristalândia (PI).
No encerramento do evento, foi realizada a entrega da premiação das seguintes modalidades: concurso de redação, concurso de desenho e projeto de pesquisa destaque na modalidade Feira de Ciências.