Notícias
Campus Corrente realiza Simpósio de Informática
O Campus Corrente do Instituto Federal do Piauí realizou a segunda edição do Simpósio de Informática de Corrente, II SINFCOR.
O evento foi dividido em duas partes, a primeira dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada nos dias 25, 26 e 27 de outubro, com a realização de minicursos na área de informática e palestras.
Devido a necessidade de realização de outras atividades do SINFCOR, os professores criaram uma nova data para complemento do evento, denominado de II SINFCOR, com uma gincana denominada “Infomaratona”, constituída de 7 provas para os alunos do curso Técnico em informática nas modalidades integrado ao médio e concomitante/subsequente. Todos os alunos do curso formaram cinco grandes equipes que realizaram sete provas: criação de um brasão para identificação das equipes, desfile de “Cosplays”, apresentação de projetos denominados “Info&Sociedade”, “Hackathon”, mostra tecnológica de projetos de informática desenvolvidos pelos alunos, “Outfinder” (prova que exigiu raciocínio lógico e disposição física dos alunos numa corrida entre as equipes) e por final a prova denominada de “Live Game” que é um jogo de perguntas e respostas.
A segunda parte do evento, realizada nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro contou com a presença do Diretor Geral do campus, Laécio Barros, a diretora de ensino Cleonice Lino, a coordenadora de extensão Laís Louzeiro, coordenador do curso de informática do campus, Robson Borges e Felipe Santos, coordenador do curso de TADS. Após a abertura do evento, os professores Hilquias e Ricardo fizeram uma apresentação musical com temas de vídeo games. Dando sequência, a primeira palestra com o professor do Campus Floriano Ronaldo Pires Borges, com o tema “Profissionais de TI e IoT – Internet das Coisas”. Logo em seguida foi realizada a primeira prova da infomaratona que foi a apresentação dos brasões das equipes.
Na parte da tarde foram realizados seis minicursos. Em sequência a palestra ministrada pelo professor do Colégio Técnico de Bom Jesus, Allan Jheyson Ramos, com o tema "Robótica Educacional: aplicações e objetivos". Em sequência a segunda prova da infomaratona: a apresentação de “Cosplays” das equipes. No turno da noite foi realizada a terceira prova, o Hackathon, na qual os professores colocaram uma proposição para desenvolvimento de um sistema, a ser cumprido pelas esquipes em 12 horas de prova. Os alunos entraram na madrugada desenvolvendo a proposição.
No segundo dia do evento aconteceu a palestra do professor José Soares Neto, do campus Angical, com o tema "Estilos de pesquisas usuais em Ciência da Computação", na sequência a prova da maratona denominada “Outfinder”, quando os alunos resolveram algoritmos que misturavam-se a atividades físicas as serem realizadas. Ainda no período da manhã os alunos também apresentaram projetos em uma mostra tecnológica.
Na parte da tarde, os alunos apresentaram projetos que envolvem a solução ou melhoria de um problema da sociedade local com a ajuda da informática, na prova denominada de “Info & e Sociedade”. Em seguida os alunos assistiram a palestra do professor professor João Marcello Pereira, do Colégio Técnico de Bom Jesus, com o tema "Linguagem de programação Julia: Uma ambiciosa linguagem de programação". Em mais uma etapa do evento houve o “Live Game” um jogo de perguntas e respostas sobre as disciplinas técnicas do curso. Finalizando o evento, houve a apresentação de guitarra do professor Pontyarelle Pacheco e a premiação das equipes vencedoras.
Para o aluno Jenivaldo Xavier, um evento como esse incentiva todo mundo a se esforçar mais ainda. As palestras foram maravilhosas, as competições bem pensadas e divertidas. “Queria agradecer aos professores, coordenadores e todos que se esforçaram tanto para poder realizar esse belo evento", concluiu o aluno.