Você está aqui: Página Inicial > Dirceu Arcoverde > Notícias > Campus Dirceu promove atividades em alusão ao Outubro Rosa

Notícias

Campus Dirceu promove atividades em alusão ao Outubro Rosa

publicado: 25/10/2019 12h04 última modificação: 25/10/2019 12h04

Nessa quinta-feira, 25, o Campus Avançado Dirceu Arcoverde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia, realizou atividades em alusão à campanha “Outubro Rosa”. O objetivo principal é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Campus, foram realizadas palestra, rodas de conversas e entrega de material símbolo da campanha. A médica mastologista Elisa Rosa falou sobre a campanha e as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, buscando disseminar os cuidados e encorajar as mulheres a realizarem seus exames.

As iniciativas são consideradas fundamentais para a prevenção, visto que, nos estágios iniciais, a doença é silenciosa, ou seja, o portador não exibe os sintomas. “Por isso, a mamografia é uma ferramenta importante para identificar um possível câncer quando muito pequeno”, disse Elisa Rosa. “Nossas metas são a melhoria do acesso, o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e consequente redução da mortalidade por esta doença”, completou.

Câncer de Mama

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. Para o ano de 2018, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil.