Notícias
Inovação na horticultura é tema de oficina promovida pelo Campus Dirceu Arcoverde

Oficina faz parte da programação do projeto "HortEdu", que integra escola e hortas comunitárias como instrumento de fomento ao empreendedorismo solidário
O Campus Dirceu Arcoverde do Instituto Federal do Piauí (IFPI) promoveu, na última quarta-feira, 13, a oficina “Inovação na horticultura: produção de salada no pote”, ministrada pela professora Melissa de Lima Matias. Por meio de cooperação intercampi, a oficina foi realizada no laboratório de cozinha do Campus Teresina Zona Sul e faz parte da programação do projeto de extensão “HortEdu - a integração entre a escola e as hortas comunitárias como instrumento de fomento ao empreendedorismo solidário”, sob a coordenação da professora Elizabeth Alencar de Moura.
Tendo como público-alvo um grupo de horticultoras do Grande Dirceu, as ações tiveram o objetivo de ampliar o conhecimento das participantes sobre empreendedorismo solidário. Com foco na produção de saladas no pote para comercialização, a iniciativa busca também a qualificação profissional das horticulturas e o crescimento da economia local.
Para Josefa Soares da Rocha, participante da oficina, as atividades desenvolvidas foram importantes para ampliar as possibilidades de comercialização dos produtos produzidos pelas horticultoras. “Sinto-me agradecida pela tarde de ensinamentos práticos sobre produção de saladas. O momento foi de bastante aprendizado, o que pode contribuir para aumentar a variedade de produtos ofertados para nossos clientes e consequente aumento do faturamento”, disse a horticultora.
Elizabeth Alencar, coordenadora do projeto, destacou a importância do IFPI na promoção de qualificação aos pequenos empreendedores. “É o momento de integração de nossa instituição com a sociedade. Proporcionar às horticultoras do Grande Dirceu aperfeiçoamento profissional é contribuir para o crescimento da economia da região e a possibilidade de modificar a realidade de pessoas que têm no cultivo da terra o sustento de suas famílias”, comentou a professora.
A diretora geral do Campus Dirceu, Liana Marreiro, exaltou a aproximação do IFPI com a comunidade, ressaltando ainda a relevância da cooperação para a execução exitosa do projeto. “O estreitamento dos laços entre o IFPI e a comunidade, por meio de projetos como esse, só demonstra o comprometimento da instituição com sua missão de promover uma educação de qualidade, dentro e fora da sala de aula".
"Toda a equipe está de parabéns. Agradecemos ao diretor do Campus Teresina Zona Sul, Germano Lúcio Pereira, pela disponibilização do laboratório; à professora Melissa de Lima Matias, pelas contribuições práticas sobre o tema; e à professora Elizabeth Alencar de Moura pelo excelente trabalho desenvolvido à frente do projeto”, finalizou Liana Marreiro.