Notícias
IFPI promove verticalização do ensino e qualifica aluna do Campus Floriano do médio ao mestrado
Cumprindo uma de suas finalidades, o Instituto Federal do Piauí vem promovendo a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior. Essa finalidade pode ser conferida na história de Adriana da Costa Nogueira, do Campus Floriano. Ela passou pela experiência de iniciar em 2007 o curso técnico em Informática Integrado ao médio e agora em 2021 concluiu o mestrado em matemática, pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).
Adriana ingressou na escola quando ainda era CEFET e concluiu o ensino médio em 2010. Em 2011 ingressou no curso superior de matemática, concluindo em 2014. Com a formação em matemática, Adriana foi aprovada, ainda em 2014, em 4 concursos, sendo 1 estadual e 3 municipais.
Em busca de mais qualificação, teve a oportunidade de fazer uma especialização em matemática do ensino médio no ano de 2016, também no campus Floriano. A especialização foi concluída em 2017, e em 2019 começou a fazer o mestrado em matemática - PROFMAT.
Ela explica que o fato de ter começado o curso técnico e terminado o mestrado na mesma instituição possibilitou que aprofundasse seus estudos sem sair da cidade.
Para o Diretor do Campus Floriano, Odimógenes Soares, isso mostra a importância da educação ocorrer em todos os seus níveis e modalidades, possibilitando a otimização da infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão na oferta de cursos e na oportunidade de crescimento acadêmico num só lugar.
O diretor acrescenta ainda que a Rede Federal é referência também na interiorização como política de acesso aos estudos profissional e superior em várias regiões do país, sendo que no Piauí acontece de Parnaíba a Corrente.
Muito emocionada, Adriana concluiu o mestrado nesta sexta-feira, 11 de junho e destaca que essa trajetória foi muito marcante em sua vida. “Destaco aqui a minha gratidão total pelo IFPI, Campus Floriano, que não desfocando a minha determinação, mas que sem a existência dessas oportunidades eu não teria conseguido sair da minha cidade e ir em busca dessas qualificações”, afirma.