Você está aqui: Página Inicial > Floriano > Notícias > Professor do IFPI colaborou com livro finalista do Jabuti Acadêmico

Notícias

Professor do IFPI colaborou com livro finalista do Jabuti Acadêmico

publicado: 12/07/2024 14h51 última modificação: 12/07/2024 14h51

O professor João Paulo Peixoto Costa, do Campus Floriano, contribuiu com um capítulo para o livro “Entendendo os indígenas no Império do Brasil”, que é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico.

Ana de Melo Louzada, organizadora da obra, reúne na obra uma série de reflexões sobre as políticas indigenistas durante o período imperial, explorando as diversas questões territoriais que marcaram a história. “A obra aborda a construção do pensamento indigenista na formação do Império brasileiro e analisa a resistência dos povos indígenas em “manter seus patrimônios, suas vidas e integridade”, frente à exploração, escravidão e tentativas de apagamento de suas identidades”, explicou o professor.

O capítulo elaborado por João Paulo é intitulado “Os índios vereadores, a câmara de Messejana e a formação do Estado nacional brasileiro no Ceará”, e é resultado da pesquisa de pós-doutorado desenvolvida no programa de pós-graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

O artigo analisa a cultura política dos vereadores indígenas da vila de índios de Messejana (atualmente bairro em fortaleza, no Ceará) e sua relação com a câmara municipal durante a formação do Estado brasileiro no Ceará. “Essas lideranças atuaram no senado da vila desde a promulgação do Diretório dos Índios no século XVIII, mas suas prerrogativas foram usurpadas em nome da cidadania prevista na Constituição de 1824. Priorizando a produção documental da câmara municipal de Messejana, o artigo analisa os posicionamentos indígenas durante a voga liberal e como se processou a degradação de seus direitos com a formação do Estado nacional brasileiro”, comentou.

O convite para integrar o livre se deu no âmbito do projeto Independência do Brasil: pensamento, política, instituições, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro e liderado pela organizadora do livro, Ana de Melo Louzada, que reuniu os principais pesquisadores sobre a história indígena e do indigenismo no Império do Brasil.

Prêmio Jabuti Acadêmico - realizado pela Câmara Brasileira do Livro com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), é uma distinção anual inédita destinada a obras acadêmicas publicadas em língua portuguesa no Brasil, tendo como foco obras científicas, técnicas e profissionais, reconhecendo e divulgando autores e editores destacados nesses segmentos.

O objetivo é incentivar e valorizar a excelência na produção acadêmica nacional, buscando reconhecer contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país.

Adquira o livro.

Veja os finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico