Notícias
Sistema fotovoltaico de Floriano completa 1 ano de funcionamento
Em funcionamento desde junho de 2016, o sistema de geração fotovoltaica instalado no Campus Floriano já gerou uma economia de, aproximadamente, 85 mil reais ao Instituto Federal do Piauí
Segundo a Direção do Campus, o sistema gerou quase 256.000 kWh de energia elétrica a partir da energia solar fotovoltaica, ultrapassando a estimativa inicial em 1,58%. “De toda a energia gerada pela unidade, quase 205.000 kWh foram consumidas automaticamente pela própria Instituição e o restante (em torno de 51.000 kWh) foi devolvido para a Eletrobrás Piauí e transformado em desconto na fatura mensal de energia elétrica”, explica o diretor Odimógenes Soares.
Ele também destaca que, além do impacto financeiro, há o impacto ambiental, pois a instalação dos geradores também proporcionou, até o momento, a redução do lançamento de quase 180 toneladas de gás carbônico na atmosfera.
“A instalação de um sistema de energias renováveis em uma Instituição de Ensino vai muito além do benefício econômico e ambiental, pois estamos cumprindo nosso papel socioambiental e dando exemplo para a sociedade, além das oportunidades que surgem para o Ensino, Pesquisa e Extensão”, acrescenta o diretor.
Em 2016, por exemplo, o Campus organizou a III Semana do Meio Ambiente, com o tema energia renovável e seu papel no desenvolvimento sustentável. Na programação, foram realizadas palestras sobre energia solar térmica, eficiência energética e agenda ambiental na administração pública. Além disso, o sistema fotovoltaico já tem sido objeto de estudo de pesquisadores do Campus e de outras instituições.
HISTÓRICO – O sistema de geração fotovoltaica foi adquirido pelo campus, no final de 2015, com o apoio da Reitoria do Instituto Federal do Piauí. Foi feito um investimento total de 1.150.000,00 reais, para contratação do projeto, autorização, treinamento, fornecimento e instalação do sistema.
O sistema utiliza placas solares para a demanda de geração de energia elétrica: são 660 placas instaladas no telhado, que transformam a energia do sol em elétrica e são conectadas à rede de distribuição de energia.