Notícias
Alunos do Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental realizam visita técnica no Campus José de Freitas
No último sábado, 04 , alunos do 5º módulo do curso superior Tecnologia em Gestão Ambiental, do campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí, realizaram uma visita técnica ao campus José de Freitas. A visita teve o objetivo de aprofundar a relação ensino-aprendizagem por meio de aulas práticas e a interação dos graduandos com os projetos comunitários desenvolvidos pelo IFPI.
Os alunos e professor foram recepcionados pelo diretor geral do campus, José dos Santos de Moura e pelo coordenador do curso técnico em Agroecologia, Antônio Galvão, que na oportunidade realizaram um palestra sobre as ações de ensino, pesquisa e extensão difundidas nas comunidades e Assentamentos rurais de José de Freitas.
Foram explicitadas as metodologias e técnicas de produtividade sustentável da terra e da criação de animais, além da difusão de tecnologias sociais de base sustentável nas comunidades locais, como no Assentamento Jacaré, em José de Freitas, onde a produção integrada do sistema lavoura-criação-psicultura tem potencializado o empreendedorismo social.
Para o coordenador da visita, Antonio Joaquim da Silva, o tecnólogo em gestão ambiental é um profissional que compreende as recentes mudanças que atingem o espaço rural, suas multifuncionalidades e complexidades sociais, econômicas, políticas e culturais. “A ressignificação do rural como espaço de vida e trabalho não esgota a construção de um rural socioambiental, assim o intercâmbio de experiências e ações entre o IFPI e as comunidades rurais, muitas delas originárias das chamadas populações tradicionais, nos permite valorizar os projetos de extensão comunitária como caminhos para a inclusão social, a segurança e a soberania alimentar e a manutenção dos patrimônios cultural e ambiental. Nota-se que os projetos desenvolvidos por professores e alunos do campus José de Freitas têm contribuído para potencializar o capital humano e reorganizar o capital social dos agricultores familiares”, explica o coordenador.
Para Juliano Pachêco Sousa, estudante de tecnologia em gestão ambiental, as práticas de campo ampliam a percepção das realidades sobre o espaço rural, sendo imprescindível para avaliar possibilidades e fraquezas do desenvolvimento rural. “Os projetos de uso e manejo da terra promovidos pelo campus José de Freitas, voltados às comunidades rurais, sendo destacáveis os sistemas integrados de produção, permitem a geração de renda de forma sustentável, e esses sistemas devem ser difundidos em outros municípios no Piauí e em outros Estados”, concluiu.