Notícias
Campus Avançado José de Freitas implanta horta em escola municipal de Teresina
Nessa terça-feira, 20, o diretor geral e coordenador do projeto “IFPI na difusão das hortas pedagógicas do Campus Avançado Jose de Freitas do Instituto Federal do Piauí”, José dos Santos de Moura, implantou uma horta na escola Municipal Santa Teresa, localizado na comunidade Santa Teresa, zona rural de Teresina.
Estavam presentes na implantação da horta os funcionários da escola, Antônia Maria, Luís Carlos, Marilene e Maria de Fátima e os representantes do conselho escolar Carlos Alberto e Nilza.
O Projeto Hortas Pedagógicas é um projeto piloto do Ministério da Cidadania em parceria com a Prefeitura Municipal, as Secretarias Municipais de Educação e Agricultura de José de Freitas, como também a Embrapa, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e Campus Avançado José de Freitas.
O projeto propõe atividades de ensino e aprendizagem que se mostrarem possíveis ao longo do ano letivo, tendo a horta na centralidade do processo pedagógico: aulas com temas transversais, projetos didáticos e Com-Vidas, de acordo com as orientações do NEA/SEMED.
Segundo o coordenador do projeto, José dos Santos, o objetivo da implantação das hortas em escolas é de incentivo ao consumo de hortaliças pelos estudante. “Utilizamos a horta como um módulo didático nas disciplinas de ciência, geografia, matemática, história, língua portuguesa e estrangeira, para estimular o contato com a natureza, o cuidado da horta, envolvendo os diferentes atores da comunidade escolar como alunos, professores, técnicos, colaboradores, coordenadores, diretores e familiares”, disse.
A diretora da escola municipal Santa Teresa, Jane Mendes, agradeceu o apoio e participação do Campus Avançado, em todo o processo de planejamento e execução da horta, desde a limpeza do terreno, a construção dos canteiros, a produção da compostagem, até a produção das mudas de cebolinhas, alface, couve, tomate e pimentão. “Desde 2020, os nossos funcionários vem sendo orientados sobre a implantação da horta e hoje a escola festeja um sonho realizado, pois iremos utilizar esse espaço com uma ferramenta didática”, ressaltou.