Notícias
Campus José de Freitas difunde aves da raça “Canela-Preta”
Em abril de 2019, o Campus José de Freitas recebeu dos pesquisadores Marcos Jacob e Debora Carvalho a doação de 30 pintos da galinha caipira da raça “Canela-Preta”, o objetivo foi inserir como conteúdo didático nos cursos técnicos em Agropecuária e Agroecologia, e contribuir com a manutenção e difusão das aves nas comunidades e assentamentos rurais de José de Freitas e cidade circunvizinha.
Após 06 meses de implantação da galinha caipira da raça “Canela-Preta” no Campus José de Freitas, o diretor geral, José dos Santos de Moura, iniciou, por meio de palestra nas comunidades e assentamentos rurais do município, a difundir a raça, levando a agricultores e agricultoras orientações e doando ovos para que as comunidade e assentamentos iniciassem a implantação de unidades da raça.
O projeto é fruto de uma parceria entre o pesquisador da Embrapa, Marcos Jacob e da Aluna de doutorado da UFPI, Débora Araújo de Carvalho, ambos pesquisadores da raça.
Segundo José dos Santos Moura, coordenador do projeto intitulado “Implante uma unidade de produção de Galinha caipira Canela preta”, a aceitação entre os agricultores está sendo positiva, e mais 15 comunidades em José de Freitas e nas cidades de Campo Largo do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Teresina, Lagoa Alegre, São Gonçalo do Piauí e Caxias no Maranhão já implantaram unidades com 30 ou mais pintos.
Atualmente o campus aumentou sua unidade de 30 aves para 80 aves.