Você está aqui: Página Inicial > José de Freitas > Notícias > Campus José de Freitas em parceria com SENAR oferta Curso de Artesanato com fibra de bananeira

Notícias

Campus José de Freitas em parceria com SENAR oferta Curso de Artesanato com fibra de bananeira

publicado: 27/09/2023 15h14 última modificação: 27/09/2023 15h14

Na última sexta-feira, 22, o Campus José de Freitas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, realizou o encerramento do Curso de Artesanato com fibra de bananeira.

O curso foi ofertado pela coordenação de extensão tendo como publico as comunidades de Vila São Francisco, Barragem do Bezerro, Ipiranga, dentre outras localidades interessadas.

O curso, orientado pela instrutora do SENAR, Remédio Melo, utilizou as fibras de bananeiras produzidas no próprio campus e a partir dai foram confeccionadas peças como bolsas, carteiras, candelárias e o que mais a criatividade inspirou.

“O resultado do curso de artesanato foi muito positivo, pois promoveu trocas de experiências, contatos e incentivos de produção para vários artesãos de José de Freitas. Pretendemos continuar essa parceria de ofertar cursos de extensão, onde a comunidade se faz presente no Instituto Federal e contribui para que nossa missão de levar educação de excelência destinada às demandas sociais faça sentido”, disse o presidente da Comissão de Extensão do campus, professor Vagner Ribeiro,

O curso teve duração de 40h e a certificação será realizada no dia 18 de outubro, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, juntamente com exposição dos produtos realizados, mostrando a variedade do artesanato local, o potencial uso e fibras naturais, alternativas agroecológicas na reutilização e transformação de resíduos sólidos, tecnologias sociais, trocas de experiências e exercício de criatividade com as comunidades do entorno do IFPI.

De acordo com o diretor geral do Campus, José dos Santos de Moura, no final do primeiro semestre de 2023 a parceria IFPI / SENAR já havia realizado o curso de Pães e bolos. “O curso foi um sucesso, gerando melhorias nesse setor de alimentos e festas, qualificações técnicas na panificação, ampliando a variedade de produtos e otimizando a comercialização local”, falou.