Notícias
Campus José de Freitas implanta aviário em escola municipal

Contando com aves da raça Canela-Preta, o aviário foi implantado na Escola Municipal José Pacífico
Foi concluída, nesta semana, a implantação, pelo Campus José de Freitas do IFPI, do primeiro aviário em uma escola do município. Contando com aves da raça Canela-Preta, o aviário foi implantado na Escola Municipal José Pacífico, zona rural de José de Freitas.
No primeiro momento de implantação, ainda em outubro, o coordenador do curso técnico em Agroecologia, Antônio Galvão, enfatizou juntos aos alunos, professores, diretor, coordenador e colaboradores da escola sobre a importância da integração do ensino com a produção animal. “Aqui, os professores poderão abordar diversos conteúdos, como alimentação saudável, segurança alimentar e geração de renda, este último por meio da venda de ovos, pintos e carne, como também incentivar alunos e pais a criação destas aves”, destacou Galvão.
Já no segundo momento, realizado na quarta-feira, 3, o diretor geral do campus José de Freitas, José dos Santos de Moura, ministrou uma palestra sobre o trabalho do IFPI na difusão da galinha caipira da raça Canela-Preta nas comunidades e assentamentos rurais do município. A palestra abordou o histórico, difusão, pesquisas e Lei Estadual nº 7.615/2021, que declarou a galinha caipira da raça Canela-Preta e manejo e criação das aves da raça Canela-Preta como Patrimônio Histórico, Cultural e Genético do Piauí.
O diretor e o coordenador da Escola José Pacífico, Fernando Sousa e Deusdete Cardoso, respectivamente, agradeceram aos servidores do IFPI por mais um projeto implantado no colégio. “Já temos a horta pedagógica e, agora, o aviário. Os projetos Implantados pelo IFPI na nossa escola são utilizados como práticas pedagógicas dos componentes curriculares”, disseram.
Colaboraram na implantação do projeto, os residentes agrícolas Tomé Neto e Mayara Macedo; os colaboradores da Escola José Pacífico, Francisco e Fernando; e colaboradores do Campus José de Freitas, Deusdete, Luiz e Antônio.