Você está aqui: Página Inicial > José de Freitas > Notícias > Campus José de Freitas implanta Sisteminha em São Miguel da Baixa Grande do Piauí

Notícias

Campus José de Freitas implanta Sisteminha em São Miguel da Baixa Grande do Piauí

publicado: 27/01/2020 13h51 última modificação: 27/01/2020 15h23

Nesse domingo, 26, o Campus José de Freitas implantou dois Sisteminha Embrapa, um na propriedade do senhor Manoel da Cruz Rodrigues, morador do assentamento M Cruz, e outro na propriedade do senhor José Erisvaldo da Silva, morador da Comunidade os Coco, em São Miguel da Baixa Grande do Piauí.

O Sisteminha Embrapa foi implantado no campus em 2017,  fruto de uma parceria entre o IFPI e a Embrapa Meio Norte. No campus o projeto é coordenado pelo professor Antônio Luís Galvão de Almeida, que durante esses 3 anos já capacitou mais de 100 agricultores e implantou mais de 15 projetos em José de feitas e cidade circunvizinha.  

“Em São Miguel da Baixa grande o Sisteminha foi implantado com o Peixe Panga. O Panga é uma espécie do sudeste asiático, cultivada em cativeiro há mais de mil anos no Rio Mekong no Vietnã e no Brasil há mais de 10 anos. Uma das características mais interessantes para os criadores é que sua respiração é branquial ou aérea, Ele utiliza esta respiração aérea quando é necessário. Por isso, não precisa ter uma grande quantidade de oxigênio na água. Não há necessidade de ter uma aerador, um soprador dentro de um tanque de criação, por exemplo. Mas, ele precisa que a água seja renovada e de boa qualidade”, explicou José dos Santos de Moura, Diretor Geral do campus.

Para os produtores Manoel da Cruz e José Erisvaldo, o Sisteminha irá contribuir na produção de alimentos saudáveis e geração de renda para as famílias. “Por isso gostaria de agradecer ao IFPI de José de Freitas pela disposição em vir até nós agricultores de São Miguel da Baixa Grande e capacitar e implantar o Sisteminha”, disse Manoel da Cruz .