Você está aqui: Página Inicial > José de Freitas > Notícias > Campus José de Freitas inicia período letivo no formato híbrido replicado

Notícias

Campus José de Freitas inicia período letivo no formato híbrido replicado

publicado: 27/01/2022 15h10 última modificação: 27/01/2022 15h10
Exibir carrossel de imagens Formato híbrido replicado combina atividades presenciais com não presenciais

Formato híbrido replicado combina atividades presenciais com não presenciais

Nesta semana, o Campus José de Freitas do Instituto Federal do Piauí (IFPI) iniciou o primeiro período letivo do ano. As atividades foram retomadas com o Encontro Pedagógico, na segunda-feira, 24, reunindo professores e técnicos-administrativos. A terça-feira, 25, foi marcada pelo retorno dos estudantes com aulas no formato híbrido replicado, que combina atividades presenciais com não presenciais.

No Encontro Pedagógico, os servidores foram recebidos pelo diretor geral do campus, José dos Santos de Moura, que fez uma apresentação sobre rotinas pedagógicas. Santos relembrou, ainda, o trabalho realizado pelos servidores do campus nos últimos dois anos de pandemia. “Parabenizo a todos por tudo o que foi feito. Foram dois anos desafiadores, onde precisamos nos reinventar. Nesse período, somente com projetos de extensão, conseguimos levar tecnologia e inovação de baixo custo, com possibilidade de implantação em comunidades e assentamentos, para mais de dois mil agricultores da região”, destacou.

Em seguida, a psicóloga Kennya Martins, da Reitoria, conversou com os participantes sobre vivências, desafios e cuidados com a saúde mental. Ela foi sucedida pelos coordenadores dos cursos técnicos em Agropecuária e Agroecologia, Gilson Lages e Antônio Galvão, respectivamente. Eles, junto com o diretor geral, explicaram as sete propostas de retorno às atividades.

Por votação, a proposta escolhida foi o formato híbrido replicado. Nesse cenário, são criados subgrupos de alunos. O professor separa parte dos conteúdos a serem trabalhados presencialmente em sala de aula e parte para ser trabalhada de forma remota, podendo ou não utilizar as tecnologias digitais.

Com o formato escolhido, na terça-feira, os alunos começaram as aulas. Na ambientação, eles conheceram os projetos dos cursos e setores, como a biblioteca, laboratórios de informática e os módulos didáticos nas áreas vegetal e animal. Também foram informados sobre o calendário acadêmico e horários.