Notícias
Campus José de Freitas sedia I Conferência Municipal de Meio Ambiente
Nessa quarta-feira pela manhã, 05 de junho, o Campus Avançado José de Freitas sediou a I Conferência do Meio Ambiente. O evento teve início com desfiles de roupas confeccionadas com material reciclável, seguido de uma mesa-redonda sobre o tema: “Racismo ambiental e direitos humanos: intersecções e iniciativas” em que estiveram presentes representantes do IFPI, do Coletivo Cabelos de Axé (organizadores da atividade), da Prefeitura Municipal de José de Freitas, do Coletivo Jovens de Meio Ambiente do Piauí, do IFARADÁ-UFPI e do legislativo municipal.
Em suas falas, os conferencistas destacaram como o racismo interfere também na relação de cada grupo étnico-racial com o meio ambiente. O professor Alcione Alves, Coordenador do IFARADÁ – UFPI, explicou com poesia o conceito e suas implicações sociais: “O riacho que passa atrás da minha casa é o melhor lugar do mundo! É essa relação com a natureza que buscamos construir e que percebemos que muitas vezes é menosprezada pelo poder público, visto que as ações geralmente não tomam o cuidado com o meio ambiente como prioridade, principalmente aqueles lugares habitados por nossa gente preta”.
Jeovânia Vilarindo, presidente do Coletivo de Axé e organizadora da atividade comemorou: “Promover um debate com a presença de um olhar tão diverso sobre a temática do racismo ambiental é gratificante e bastante profícuo para nossos alunos. Do olhar do técnico que promove a liberação das licenças ambientais, passando pelo crivo do Direito, a análise acadêmica da UFPI e do IFPI até e a atuação política do movimento ambientalista e da nossa vereadora Yarema, todos puderam ampliar seu conhecimento e comprometimento no combate ao racismo e na defesa do meio ambiente.”
Como anfitrião, representando o NEABI do IFPI Campus José de Freitas, professor Thiago Brito, concluiu a reflexão com uma provocação: “Os conceitos são como lentes que a ciência nos apresenta para aprimorarmos nossa visão de mundo. Hoje essa conversa mudou a cada um de nós e nos fez enxergar o racismo ambiental existente no Brasil e em José de Freitas. E agora? O que vamos fazer a respeito?”
No turno da tarde, o Professor Nailton Araújo, ministrou uma palestra intitulada “Educação Ambiental”, para os alunos do 6º ano, da Escola Municipal Agripina Portela. Para o professor a palestra foi focada na questão da importância da arborização para vida, como também sobre a coleta seletiva, racionalização da água e sobre as queimadas.