Você está aqui: Página Inicial > José de Freitas > Notícias > José de Freitas inicia implantação de hortas medicinais em Unidades Básicas de Saúde

Notícias

José de Freitas inicia implantação de hortas medicinais em Unidades Básicas de Saúde

publicado: 10/01/2019 08h56 última modificação: 10/01/2019 08h56
Exibir carrossel de imagens A primeira UBS a ter uma horta implantada foi a da comunidade Vertente

A primeira UBS a ter uma horta implantada foi a da comunidade Vertente

Nessa quarta-feira, 9, o Campus Avançado José de Freitas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a implantação de hortas medicinais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O projeto é uma ação do Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA), que é coordenado pelo professor Luiz Carlos Júnior.

O processo foi dividido em duas etapas: a primeira foi no ano passado com a capacitação de 17 funcionários das UBS. A segunda é a implantação in loco das hortas medicinais nas UBS. A primeira UBS a ter uma horta implantada foi a da comunidade Vertente, zona rural de José de Freitas. No local, foram plantadas mais de 13 plantas medicinais, como Insulina vegetal, Erva cidreira, Dipirona, Vick, Penicilina, Matruz, Malva, Anador, Capim santo, Babosa, entre outras.

De acordo com o professor Luiz Carlos Júnior, na primeira etapa do processo, que foi a capacitação dos funcionários da unidade, foram abordados temas como o papel da horta medicinal nas UBS e como preparar uma horta (localização, ferramentas, preparo e adubação dos canteiros e cuidados).

“Já pensou chegar no seu PSF e tomar um chazinho de vick? Ele serve para resfriados, combate a sinusite e a congestão, além de melhorar a asma. Sabia que existe uma planta chamada dipirona, um potencial analgésico e anti-inflamatório natural?”, disse, falando para a comunidade, a secretária municipal de Saúde, Germane Linhares. Ela também destacou o trabalho desenvolvido pela equipe gestora, de professores e técnicos-administrativos do Campus José de Freitas do IFPI.

Estiveram presente na UBS da comunidade Vertete, o diretor geral do Campus, José dos Santos de Moura, o coordenador do Campo Agrícola, Edvaldo Moreira, a enfermeira responsável pela UBS, Zélia de Oliveira, a médica Larissa Barroso e a secretária-executiva da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Bandeira.