Você está aqui: Página Inicial > José de Freitas > Notícias > Pedagoga de José de Freitas publica artigo sobre desenvolvimento profissional docente

Notícias

Pedagoga de José de Freitas publica artigo sobre desenvolvimento profissional docente

publicado: 09/12/2021 15h39 última modificação: 09/12/2021 15h39

A pedagoga do Campus Avançado José de Freitas, Edileusa de Souza Santos, publicou o artigo “A construção de saberes no desenvolvimento profissional docente: narrativas de professores do IFPI” na revista Diálogo Educacional, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que tem  Qualis A2.

O artigo, desenvolvido em parceria com Maria Divina Ferreira Lima (UFPI) e Guilherme Mendes Tomaz dos Santos (UFRN), é parte da pesquisa concluída no Mestrado em Educação realizado pelo convênio entre UFPI-IFPI, e foi desenvolvido com a participação de 7 professores de diferentes campus: Campo Maior, Teresina Central, Teresina Zona Sul, Piripiri e Dirceu.

“O trabalho teve como objetivo compreender como se constroem os saberes docentes mobilizados na prática docente pelo professor de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com adoção do método autobiográfico, utilizando-se de narrativas autobiográficas profissionais como técnica de produção de dados”, explicou Edileusa.

O estudo revelou que a principal ferramenta de construção dos saberes docentes ao longo da carreira dos professores bacharéis e tecnólogos da EPT é a experiência durante a prática docente. Os saberes docentes, com exceção dos saberes disciplinares, são construídos ao longo do desenvolvimento profissional docente, partindo, inicialmente, da concepção prévia sobre o que é ser professor, avançando para o aprendizado a partir da prática docente, assim como por meio das interações com os professores mais experientes e do contato com os alunos durante o processo educacional.  

 

Confira o artigo completo.