Você está aqui: Página Inicial > José de Freitas > Notícias > Pesquisadores da Embrapa realizam capacitação de Multiplicadores no Campus José de Freitas

Notícias

Pesquisadores da Embrapa realizam capacitação de Multiplicadores no Campus José de Freitas

publicado: 06/06/2019 14h21 última modificação: 06/06/2019 14h21

O Campus Avançado José de Freitas recebeu, nos dias 4 e 5 de junho, o curso realizado pela Embrapa Hortaliças para aperfeiçoamento profissional utilizando a modalidade semipresencial para capacitar multiplicadores.

O tema do curso foi fundamentos da produção orgânica de hortaliças e participaram alunos egressos e da especialização do campus, professores do campus Cocal e agricultores.

O curso foi coordenado pelo engenheiro agrônomo, Italo Ludke da Embrapa hortaliça de Brasilia e também contribuíram com vídeo aula mais oito pesquisadores da Embrapa Hortalica e do ministério da Cidadania. Em José de Freitas estavam presentes os pesquisadores mediadores do curso,  Margaridas Gorga e Francisco Herbet  da Embrapa Hortaliça e  Marcos Jacob e Ligia Alves da Embrapa Meio Norte.

O curso abordou os princípios da produção orgânica; nutrição de hortaliças; produção de mudas de hortaliças; Manejo de Irrigação; manejo ecológico de pragas em hortaliças; manejo integrado de doenças em hortaliças; manejo de nematoides; cultivo de hortaliças tradicionais (PANCs); pós-colheita de hortaliças.

Modalidade semipresencial

Por meio de videoaulas previamente gravadas e Videoconferência apresentadas em um encontro presencial, a Embrapa Hortaliças tem levado todo o conhecimento e a expertise dos seus pesquisadores, sem que eles se desloquem para outras regiões.

O método ocorreu tendo duas formas de interação: com o conteúdo e entre equipes. O encontro presencial foi mediado por um especialista da Embrapa, que conduziu o curso e os participantes assistem a videoaulas como uma aula presencial, tendo material impresso como apoio. Após a explanação do tema, os participantes puderam interagir, conversar e tirar dúvidas diretamente com os pesquisadores do tema apresentado por meio de videoconferência. Nos dois dias do curso, os pesquisadores disponibilizaram uma hora do seu tempo para esta interação.

Este formato de capacitação faz parte do projeto Hortas Pedagógicas, realizado pela Embrapa Hortaliças em parceria com o Ministério da Cidadania, que aportou recursos para a elaboração de capacitações no âmbito da agricultura urbana e periurbana.

No encerramento do curso o diretor geral, José dos Santos de Moura parabenizou os pesquisadores da Embrapa pela qualidade do curso ofertado e convidou os pesquisadores para plantar uma muda de Ipê amarelo em alusão ao dia Mundial do Meio Ambiente.