Você está aqui: Página Inicial > José de Freitas > Notícias > Projeto de pesquisa da UFPI é desenvolvido no Campus José de Freitas

Notícias

Projeto de pesquisa da UFPI é desenvolvido no Campus José de Freitas

publicado: 22/10/2021 11h46 última modificação: 22/10/2021 16h02
Exibir carrossel de imagens Foi realizada a primeira etapa do projeto de pesquisa “Agroecossistemas e seus impactos nos atributos do solo”

Foi realizada a primeira etapa do projeto de pesquisa “Agroecossistemas e seus impactos nos atributos do solo”

Os professores Ricardo Sousa e Luís Alfredo e os estudantes Daniel Oliveira e Gleidson Lira, do curso de Engenharia Agronômica do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estiveram, nessa quinta-feira, 21, no Campus José de Freitas do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Recebidos pelo diretor geral José dos Santos de Moura, eles implantaram, no campus, a primeira etapa do projeto de pesquisa “Agroecossistemas e seus impactos nos atributos do solo”.

Essa etapa do projeto consiste em amostragem do solo e colocação de armadilhas nos agroecossistemas estudados para avaliar os atributos químicos, físicos e biológicos utilizados como indicadores das alterações na qualidade do solo impostas pelos diferentes agroecossistemas, tendo com referência uma área preservada (floresta decidual mista e babaçual).

Os professores explicaram que o estudo está sendo conduzido na área experimental do Campus José de Freitas em virtude da diversificação de agroecossistemas (convencional e conservacionistas) mantidos no campus, o que torna possível o monitoramento constante visando detectar possíveis falhas de manejo que possam comprometer as funções do solo. “Nesse sentido, esperamos com o trabalho gerar informações científicas que sensibilizem a sociedade para uso de sistemas sustentáveis, não havendo prejuízo para as gerações futuras. Também queremos que sejam pensados modelos agrícolas que têm como objetivo o desenvolvimento de uma produção ecologicamente equilibrada, socialmente justa e economicamente viável”, disseram os coordenadores do projeto.

Para o diretor geral do campus, José dos Santos de Moura, as parcerias na área da pesquisa com UFPI se somam aos projetos implantados no campus e o resultado irá contribuir com os cuidados do solo, como também no aumento da produção na área onde estão implantados os módulos didáticos agroecológicos.

Participam como colaboradores do projeto os professores do IFPI, José Cláudio Ferraz e José Roberto de Oliveira, a mestranda do Programa de Pós-graduação em Agronomia da UFPI, Tayanne Paula da Silva Santos, e os discentes de Engenharia Agronômica da UFPI, Daniel Oliveira e Gleidson Lira.