Notícias
UESPI, IFPI, EMBRAPA e SENAR promovem II Dia de Campo e Mostra Gastronômica de Raças Nativas
Na última terça-feira, 3, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou o II Dia de Campo e Mostra Gastronômica de Raças de Galinhas Nativas do Meio-Norte, em parceria com o Campus José de Freitas do Instituto Federal do Piauí, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), e com a presença das instituições Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ/ Piauí).
A atividade aconteceu no Núcleo de Conservação de Galinhas Nativas do Meio-Norte (NUGAN-MN) da UESPI e contou com a participação dos alunos do curso técnico em Agropecuária do Campus José de Freitas, além de produtores, estudantes da UESPI, UFPI, técnicos e pesquisadores.
O evento foi divido em cinco estações: na primeira, foi realizada uma exposição de três raças de galinha nativas do Meio-Norte (Canela-Preta, Sura, e Rabo-de-Leque), que foi coordenada por Débora Carvalho (UESPI), José dos Santos Moura (IFPI), Marcos Jacob (EMBRAPA), Carmem Lúcia (aluna de Zootecnia – UFPI), Maria Jâmila (zootecnista) e Leandra Polliny (zootecnista). Na segunda, coordenada por Shirlene Ferreira (UFPI), foram demonstrados os diferentes tipos de forragens que podem ser usadas na alimentação de galinhas. Na terceira, coordenada por Thamires Ferreira (UESPI), foi ensinado como fazer ração para galinhas e os diferentes tipos de insumos que podem ser usados na formulação de ração delas. Na quarta, coordenada por Irapuã Rocha (SENAR), foi falado sobre medidas de higiene para evitar doenças de aves; na quinta estação, coordenada pelo gastrólogo João Francisco e pelas cozinheiras do Campus José de Freitas do IFPI, Maria dos Reis e Geovania Araújo, foi realizado a mostra gastronômica com pratos típicos feitos com galinhas das três raças apresentadas no evento.
“Esse evento foi uma oportunidade para nossos estudantes observarem e participarem de atividades relacionadas à criação e ao manejo de aves, além de entenderem melhor os desafios e práticas da avicultura moderna. A experiência prática pode contribuir para aprofundar o aprendizado, estimular o trabalho em equipe e promover uma maior compreensão dos aspectos envolvidos na produção avícola”, destacou a professora do Campus José de Freitas, Dayseanny Oliveira.
Segundo o diretor do Campus José de Freitas, José dos Santos Moura, o objetivo do evento foi mostrar a importância da parcerias entre as instituições para o fortalecimento da agricultura familiar e na valorização das raças nativas de aves. "Essa iniciativa não apenas busca consolidar a produção zootécnica das aves, que são muito apreciadas pela comunidade local, mas também visa contribuir para o desenvolvimento econômico e social do estado. A promoção dessas raças nativas pode trazer benefícios significativos, como a geração de emprego, a preservação de saberes tradicionais e a melhoria da qualidade de vida dos produtores locais. A cooperação entre as instituições é fundamental para alcançar esses objetivos e garantir a sustentabilidade desse setor”, ressaltou.