Nota de Pesar
Nota de pesar: José Ribamar dos Santos
A Reitoria do Instituto Federal do Piauí (IFPI) comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor aposentado José Ribamar dos Santos. Ex-professor do Campus Floriano, José Ribamar também é autor do hino do IFPI. Em nome da comunidade acadêmica, o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima, e o diretor geral do Campus Floriano, Odimógenes Soares Lopes, lamentam a perda e se solidarizam com a família do servidor.
História
José Ribamar dos Santos nasceu em 8 de abril de 1945, em Teresina (PI). Filho de José Alves dos Santos e Geralda dos Santos e Silva, estudou em escola pública, ingressando no ginásio à Escola Industrial de Teresina, em regime de semi-internato, onde aprendeu a arte da fundição. Em 1965, iniciou carreira no Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER). Após cinco anos sem estudar, em 1967, retomou suas atividades estudantis regressando à mesma escola industrial, dessa vez com o curso de formação técnica em edificações.
Em 1973, na cidade de São Luís (MA), iniciou o curso de graduação em Engenharia Civil, formando-se em 1978, quando retornou com a família à cidade de Teresina. Ainda neste ano, foi aprovado em concurso público para o então Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER), deslocando-se em 1979 para residir em Floriano (PI). Fez vários trabalhos relevantes como engenheiro na cidade, dentre eles o que mais se orgulhava foi ter sido o engenheiro responsável pela construção do estádio Tibério Nunes.
De 1994 a 1996, foi docente da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), lecionando a disciplina de estatística. Em 1996, após aposentar-se do DNER, ingressou, por concurso público, na então Escola Técnica Federal de Floriano. Aposentou-se do IFPI no ano de 2010.