Notícias
Alunos de cursos técnicos do IFPI são aprovados no SiSU 2018
De norte a sul do Piauí, alunos de cursos técnicos do Instituto Federal do Piauí foram aprovados em cursos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), neste ano. Dentre os resultados, destacam-se as aprovações em cursos concorridos como Medicina, Direito, Pedagogia e outros.
“Essas aprovações só reforçam a consistência do projeto dos institutos federais, que alia o ensino médio à educação profissionalizante. Quando integramos a formação geral com a específica, além de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, estamos ampliando suas chances de acesso a um curso superior”, destacou o reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima.
Além de aprovações para cursos superiores do próprio Instituto Federal do Piauí, os estudantes foram selecionados para Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Tocantins, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Minas Gerais, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal de Santa Catarina, além de diversas instituições particulares.
“Um grande grupo de estudantes optou, no SiSU, por um dos nossos cursos superiores. Isso é mais uma prova da confiança no trabalho que é feito pelos professores e pelas equipes pedagógicas”, destaca a pró-reitora de Ensino, Laura Andrade.
Em diversos campi, também foram realizados cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio. As vagas foram destinadas a candidatos que estudaram todo o Ensino Médio em escolas públicas e ou filantrópicas e que não estivessem matriculados em curso superior. Nesses cursos, os estudantes assistiram a aulas (ministradas por professores do IFPI ou por monitores) de Redação, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura, Geografia, Física, História, Matemática, Química e Inglês.
Em José de Freitas, por exemplo, Gustavo Araújo - morador do povoado Santa Teresa, zona rural de Teresina e aluno do projeto PRÉ-ENEM - foi aprovado em 1º lugar para o curso de Ciências Contábeis da Uespi. “O PRÉ-ENEM foi muito importante para atualização do meu conhecimento sobre as disciplinas, pois além de não ter condições financeira de pagar um cursinho os professores do Campus são bastante qualificados, experientes e usaram material didático atualizado”, comentou Gustavo.
UEMA – Em Uruçuí e Angical, estudantes dos cursos técnicos também foram aprovados no vestibular da Universidade Estadual do Maranhão. Diferente do Enem, no processo seletivo da UEMA, os candidatos respondem a questões objetivas, na primeira etapa, e questões discursivas, na segunda etapa.
Confira as listas de aprovados.