Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do projeto Novos Horizontes recebem cartões com passes para transporte coletivo

Notícias

Alunos do projeto Novos Horizontes recebem cartões com passes para transporte coletivo

publicado: 19/09/2023 17h18 última modificação: 19/09/2023 19h01

O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha, participou nesta terça-feira(19), no Campus Teresina Central da entrega de cartões + Fácil, com passes que garantem acesso gratuito de adolescentes que participam do projeto “Novos Horizontes”, desenvolvimento em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Tribunal de Justiça do Piauí e Secretaria Estadual de Assistência Social (SASC).

Também estiveram presentes na solenidade de entrega, o secretário municipal de cidadania, assistência social e Políticas Integradas, Allan Cavalcante, a pró-reitora de extensão do IFPI, Divamélia Gomes, o diretor geral do Campus Teresina Central, Paulo de Tarso Vilarinho, a diretora de extensão tecnológica e comunitária, Samara Pereira, o coordenador da AEPETI/Semcapi, Ricardo Oliveira e a coordenadora do projeto no IFPI, Jacqueline Setragni.

A iniciativa faz parte do projeto “Novos Horizontes”, que visa a qualificação socioprofissional de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na capital. Segundo o secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, os cartões garantem a eles o direito de ir e vir. O direito de ter acesso à educação, a um curso, à sala de aula.

A coordenadora do projeto no IFPI, Jacqueline Setragni, destaca a importância do projetos e os cursos de qualificação que os adolescentes participam nesta primeira etapa de atividades. “Os adolescentes estão participando dos cursos de operador de microcomputador há previsão do curso de instalação de fibra ótica. A ideia é que, através da qualificação profissional, garantam transformações em suas vidas.

O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges, afirma que 20 alunos do IFPI foram contemplados com os cartões. “Vamos entregar para eles algo que é o mais importante, que é a cidadania. Assim que terminarmos esse curso de operador de microcomputador, vamos fazer o curso de fibra ótica e abriremos uma nova turma”.