Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campi recebem impressoras 3D e computadores

Notícias

Campi recebem impressoras 3D e computadores

publicado: 07/01/2021 10h19 última modificação: 07/01/2021 10h22

O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Henrique Gomes de Lima, realizou solenidade de entrega de impressoras 3D para os campi Oeiras, Floriano e Picos e computadores para  Reitoria, São João do Piauí e Teresina Zona Sul.

As impressoras 3D foram adquiridas por meio de um financiamento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). O objetivo da iniciativa é ampliar a produção diária da confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para auxiliar no combate ao coronavírus. 

O Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, José Luís Silva, destaca que a doação das impressoras ampliam o trabalho social de produção de EPI’s como forma a colaborar com os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate a covid-19.

Ao final da pandemia, a ideia é que as impressoras adquiridas sejam direcionadas aos laboratórios de prototipagem da Rede Federal. Nesses locais, os estudantes utilizam esse e outros equipamentos para confeccionar produtos e objetos, e assim aprender de forma mais prática e ativa.

De acordo com o Reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima, a aquisição de equipamentos tem o intuito de garantir melhorias no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da comunidade acadêmica.

Produção de EPIs no IFPI

Desde o início da pandemia do Coronavírus, o IFPI, através de trabalho coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa em articulação com os campi de Teresina, Parnaíba, Corrente, Oeiras, Picos e Floriano vem produzindo máscaras faciais modelo Face Shield.  .

A confecção dos materiais é realizada por pesquisadores e alunos da Instituição para doação a instituições públicas de saúde de diversas regiões do estado.

Que saber mais sobre as ações que o IFPI vem desenvolvendo durante a pandemia?

Acesse: ifpi.edu.br/coronavírus