Notícias
Equipes piauienses desenvolvem 15 jogos na Global Game Jam 2020
De sexta, 31, a domingo, 2, o Instituto Federal do Piauí realizou, em Teresina, a edição local da Global Game Jam (GGJ) 2020. O evento, que é internacional, consiste na criação de um jogo, dentro de um prazo de 48 horas, a partir de um tema determinado pela organização geral do evento.
Os participantes (profissionais e estudantes de tecnologia, além de artistas, músicos, designers e outros interessados pela área), reunidos em equipes, produziram 15 jogos a partir do tema REPARO. "Não é um evento de competição, é colaborativo. Cada equipe interpreta o tema de uma forma e desenvolve um jogo no tempo estabelecido. Depois, o mundo todo vai ter acesso, na plataforma da GGJ, aos jogos que foram desenvolvidos aqui", explicou o professor Francisco Marcelino Almeida, do Campus Teresina Central.
Os games desenvolvidos trataram de temas bem distintos como cultura medieval, magia, forças sobrenaturais, além de ecologia e relacionamentos pessoais. Egressos do curso de Eletrônica do Campus Teresina Central, os irmãos Ailson (designer) e Alisson Silva (programador) participaram pela segunda vez da GGJ. Nessa edição - em parceria com o programador Juan Leal, com o designer Pedro Dourado e com o músico Miqueias Nadio - desenvolveram o game Repair Blocks, em que um mecânico precisa superar desafios para chegar a sua oficina.
Na solenidade de abertura, o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima destacou a contribuição de eventos na área de tecnologia para o desenvolvimento do estado e para a formação profissional de jovens e adultos. "Mais do que uma simples diversão, os games representam uma oportunidade de sucesso para os participantes dessas equipes", complementou.
Nessa edição, a Global Game Jam foi organizada, no Piauí, pelo Laboratório de Robótica, Automação e Sistemas Inteligentes (Labiras, do Campus Teresina Central do IFPI), com o apoio da Prefeitura de Teresina e do Instituto de Ensino Superior - ICEV. A GGJ é realizada simultaneamente em mais de 900 locais em mais de 100 países.